faixa - nao remover

EXECUTIVO DA SBM DIZ TER CONVERSADO EM 2012 COM A PETROBRÁS SOBRE SUSPEITAS

Philippe-LevyO diretor da SBM Offshore no Brasil, Philippe Levy, afirmou em depoimento ao Ministério Público Federal do Rio, no dia 3 de abril, que já havia conversado em 2012 com executivos da Petrobrás sobre as suspeitas de pagamentos indevidos entre as duas empresas.

No depoimento, revelado pelo jornal Estado de S. Paulo, Levy afirma que teve reuniões com o diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, José Miranda Formigli, o gerente executivo da área, Erardo Barbosa, e o gerente executivo Osmond Coelho, da área Internacional, em que o assunto veio à tona. Ele disse que a conversa se deu durante a reunião anual que a diretoria da SBM tem com a diretoria da Petrobrás.

Apesar do conhecimento interno das suspeitas, a estatal só veio a determinar a instalação de uma auditoria interna para apurar o caso em fevereiro deste ano, após o tema chegar à imprensa. Depois de 45 dias, a comissão criada pela Petrobrás avaliou que não houve pagamento de propinas.

Em nota, a estatal negou as informações publicadas pelo jornal, alegando que só ficou sabendo do caso após a publicação da denúncia no jornal Valor Econômico. Veja a nota abaixo na íntegra:

“A Petrobrás desmente, de forma veemente, a matéria publicada nesta sexta-feira, dia 9/5/2014, no jornal O Estado de São Paulo, e reitera que tomou conhecimento de denúncias de supostos pagamentos de suborno a empregados da companhia, envolvendo a empresa SBM Offshore, a partir da matéria publicada no jornal Valor Econômico de 13/02/2014.

A companhia instaurou na mesma data uma Comissão Interna de Apuração, que concluiu que, baseada nos trabalhos realizados e restrita a sua competência regulamentar, não encontrou fatos ou documentos que evidenciassem pagamento de propina a empregados da Petrobrás”.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
assis pereira
Visitante
assis pereira

CASO SBM – COMISSÃO DA VERDADE

A Petrobras declarou não ter encontrado fatos ou documentos que evidenciem pagamento de propina a seus empregados no caso envolvendo contratos com a SBM Offshore. O trabalho da Comissão pode ter sido contaminado pelo fato da Direção da Estatal não ter afastado imediatamente o principal acusado, o Diretor Figueiredo da área de Produção e Exploração. Por ser o executivo de maior poder nas articulações e gestão da principal Unidade de Negócio da PB e ser temido por toda a corporação, o relatório da Comissão pode não passar pela Comissão da Verdade.