EXECUTIVOS E MINISTROS SE REÚNEM EM PARIS PARA ENCONTRO ANUAL DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA | Petronotícias




faixa - nao remover

EXECUTIVOS E MINISTROS SE REÚNEM EM PARIS PARA ENCONTRO ANUAL DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA

Fatih BirolOs atentados terroristas da última semana na França não mudaram os planos da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). A organização manteve o seu cronograma e realizou o encontro anual de ministros em Paris. Estiveram presentes representantes dos 29 países membros da IEA, além de 9 países associados e 30 executivos do setor energético.

O tema do encontro deste ano foi “Inovação para uma futura energia limpa e segura” e a responsabilidade de chairman do evento ficou com o secretário de Energia dos Estados Unidos, Ernest Moniz. Outro destaque do evento foi o diretor-executivo da IEA, Faith Birol (foto), que teve sua atuação elogiada pelos presentes por sua iniciativa de tornar a agência mais moderna e inclusiva.

“Nós sentimos que era necessário enviar uma mensagem poderosa de apoio – a França e ao mundo – especialmente com a aproximação da COP21, que contará com negociações sobre clima em menos de duas semanas”, disse o diretor da agência ao explicar a manutenção do evento após os ataques terroristas. A COP21 também será realizada em Paris, com a presença de diversos chefes de Estado.

Segundo Faith Birol, o processo de modernização da IEA passa por três pilares: abrir mais as portas da agência para economias emergentes, aumento dos mecanismos de garantia de segurança energética e transformar a agência em um centro global para tecnologias de energia limpa e eficiência energética.

As primeiras medidas na direção do que foi proposto pelo diretor já estão em prática. Na última semana, o México anunciou seu desejo de se juntar à IEA, além de China e Indonésia que querem se tornar países sócios da agência. O desejo de tornar a IEA um centro de referência de tecnologias energéticas também pode ser implementado, já que uma rede de seis mil especialistas do setor já está associada à agência.

O evento foi uma oportunidade para ministros e líderes da indústria se reunirem para discutir questões relacionadas ao futuro energético limpo e seguro para o mundo, em resposta à ameaça da mudança climática.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of