EXIGÊNCIA POR CONTEÚDO NACIONAL CRIA UM BURACO PARA EMPRESAS DE REPRESENTAÇÃO | Petronotícias




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EXIGÊNCIA POR CONTEÚDO NACIONAL CRIA UM BURACO PARA EMPRESAS DE REPRESENTAÇÃO

A Alfa Laval e a Rui Neiva Representações acreditam que o mercado brasileiro ainda está muito acelerado, depois da liberação dos novos módulos replicantes para os FPSOs que a Petrobrás contratou. As duas empresas mantêm parceria há muitos anos no fornecimento para o mercado nacional de equipamentos de transferência térmica, como trocadores de calor para aquecimento, resfriamento, evaporação e condensação de processos industriais, além da linha de separadores. Esta linha de produtos é baseada em centrífugas e decanters, com membranas de filtragem para sólido e líquido. As duas empresas também fornecem para o mercado brasileiro bombas, válvulas e acessórios para tanques usados no manuseio de fluido de bebidas, alimentos e outras indústrias.

Roberta Neiva (foto) acredita que há muitas oportunidades, mas faz ponderações sobre a política de conteúdo local:

“O mercado está aberto e há muitas oportunidades. Isso é verdade, mas é preciso ter critérios mais realistas e justos em relação ao conteúdo nacional. A Rui Neiva existe há muitos anos. Nós trabalhamos com representações de várias empresas internacionais que trazem novas tecnologias para o mercado brasileiro, mas começamos a sentir alguma dificuldade em colocar nossos produtos, mesmo não tendo concorrentes no Brasil. Isso porque as empresas montadoras estão dando prioridade para produtos de baixa qualidade, mas são fabricados aqui. Na maior parte das vezes, desprovidos de tecnologia e por  preços mais caros.”

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