EXPECTATIVA DE NOVOS NEGÓCIOS NA OTC CRIA AMBIENTE FAVORÁVEL PARA BRASILEIROS QUE VÃO A HOUSTON
À medida que a OTC se aproxima, criam-se novos horizontes com os eventos paralelos que estão sendo organizados em Houston, Texas, que se prepara para receber mais uma edição da maior feira de petróleo do mundo. São centenas de empresas e milhares de profissionais ligados ao setor em busca de novidades e oportunidades. O mercado de petróleo brasileiro já deixou de ser o grande ponto de atração, mas as empresas do setor continuam buscando alternativas para lidar com a crise instalada no País. A edição deste ano será realizada entre os dias 4 e 7 de maio, e será um momento de muita movimentação brasileira, já que um dos focos das empresas nacionais passou a ser a busca por negócios no exterior.
Roberta Neiva, da Rui Neiva Representações, tradicional empresa do segmento, já está em contato com diversas empresas internacionais para agendar reuniões ao longo da feira:
“Este momento de crise no setor de óleo e gás nos obriga a olhar para outros setores de forma mais contundente”.
A empresa já tem alguma reunião marcada para os dias de evento?
É tradicional na feira termos contatos com várias empresas. Já temos os nossos compromissos com as empresas que representamos, mas vamos também em busca das novidades que a OTC proporciona para quem a visita. Algumas das empresas que representamos aqui no Brasil estão expondo, como fazem todo ano. É importante estarmos juntos, lado a lado. É também uma oportunidade para falarmos com mais detalhes tudo que está acontecendo aqui no Brasil.
Quais as expectativas com a feira este ano?
É difícil dizer. O cenário para o Brasil não é muito favorável. Mas somos otimistas e esta é uma de nossas marcas. Acreditamos que dias melhores virão. Não podemos afirmar se esses dias estão muito perto, perto, longe ou muito longe. Há muitas variáveis em torno das questões. Mas, acreditar, sempre acreditamos. São dias importantes também para encontrar as empresas brasileiras, amigos e tentar explorar todo potencial que temos.
Como estão vendo o ambiente de negócios na indústria de petróleo em 2015?
Existe uma realidade que é a que nós, vocês e todo o mercado, estamos vivendo. Esta paralisia toda não traz boas perspectivas. Mas até o meio do ano a expectativa que tenho é de as coisas começarem a ter um novo traçado. Um novo perfil. Recomeçarmos os negócios e inspirar mais confiança em toda a cadeia de petróleo e gás.
E o mercado brasileiro especificamente?
O brasileiro não desiste nunca. Não é apenas uma retórica. Não sei quem criou este bordão, este slogan, mas ele encarna a nossa realidade. O que sei é que ele veio da inspiração da realidade do povo do Brasil. Do empresariado do Brasil. Com toda carga que temos, ainda acreditamos, apostamos em dias melhores. Não parece ter luz no final do túnel, mas estamos lá. Nós e a nossa esperança. É nela que muitos se apoiam e acreditam em dias melhores. O certo é que depois de todos esses escândalos, o país viverá novos e melhores dias. E espero que esta nova Era traga oportunidades para todos.
Deixe seu comentário