EXPLORADORES DE ÓLEO DE XISTO NOS ESTADOS UNIDOS VÃO INVESTIR 84 BILHÕES DE DÓLARES PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO
Os exploradores de xisto dos EUA podem investir 84 bilhões de dólares para aumentar a exploração e a produção. Eles querem perfurar dez vezes mais rápido do que o resto do mundo para extrair o óleo de seus poços. Grande parte do aumento dos gastos está fluindo para a Bacia do Permiano, que tem um acúmulo de petróleo de 1,6 quilômetro de espessura sob o Texas e o Novo México, onde os produtores têm conseguido grandes rendimentos, mesmo com o petróleo com menos da metade do que fez em 2014. Isso não deixa de ser uma má notícia para a OPEP e seus parceiros, que estão em uma campanha de redução da produção para elevar o preço do barril de petróleo. Analistas especializados dos Estados Unidos acreditam que esses investimentos vão adicionar 800 mil barris de petróleo norte-americano este ano, o equivalente a 44 % das reduções anunciadas pelas iniciativas lideradas pela Arábia Saudita e a Rússia.
A produção de petróleo dos EUA está aumentando, embora esta produção dos novos poços que estão sendo perfurados não se materialize acima do solo por meses. O departamento de estatísticas do Departamento de Energia elevou sua estimativa de oferta de 2017 para 9,31 milhões de barris por dia na terça-feira, um aumento de 1% em relação à previsão de abril. No próximo ano, os campos norte-americanos irão bombear 9,96 milhões de barris por dia, 0,6% a mais do que o estimado no mês passado
Os orçamentos de perfuração em todo o mundo entraram em colapso em 2016, com uma geração de fluxos de caixa apagados, forçando os exploradores a cancelar projetos de expansão, cortar empregos e vender petróleo e campos de gás natural para levantar dinheiro. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo também não ficou impune e cedeu ao concordar com várias nações não-OPEP para reduzir a produção em 1,8 milhões de barris por dia. Os preços do petróleo que inicialmente saltaram acima de US $ 55 nas semanas após o corte anunciado, desde então caíram para cerca de US $ 46, refletindo o pessimismo que o acordo liderado pela OPEP pode resistir à investida do xisto dos EUA. Até o momento, exploradores americanos independentes, como a EOG Resources Inc. e a Pioneer Natural Resources Co. estão se mantendo firmes em seus ambiciosos planos de crescimento. Alguns poços recentemente terminados na região do Permiano renderam retornos de 70% aos preços do primeiro trimestre.
EOG, o segundo maior explorador norte-americano, não possui refinarias, planeja aumentar os gastos em 44% este ano para entre US $ 3,7 bilhões e US $ 4,1 bilhões. Pioneer está olhando um aumento de 33 por cento para US $ 2,8 bilhões. O subgrupo que inclui perfuradores de xisto norte-americanos como EOG e Pioneer está coletivamente apontando US $ 53 bilhões em gastos este ano, acima dos US $ 35 bilhões em 2016.

publicada em 10 de maio de 2017 às 16:49 





Como venho dizendo há muito alguém está subsidiando as atividades tanto pra os “tight sands” do Permiano como para os “sweet spoots”, principalmente do “oil shale” dos Carbonífero e Permiano (erroneamente chamado aqui de xisto – o nome é folhelho). Advinhem quem é? Lógico que o governo dos USA protegendo suas empresas mesmo quando há abundância internacional de oferta que faz a OPEP restringir a sua produção, para que o patamar de preço estabilize entre U$ 45.00 a U$ 50.00. A lógica governamental nacionalista dos USA é manter empregos e produção no seu País e o resto que se vire.… Leia mais »
Luciano, ninguém está subsidiando nada em relação ao shale nos EUA. O que existe lá é uma legislação tributária coerente e EFICIÊNCIA da industria. Lá não se tributa investimento, lá não sobrevive quem não é competitivo. Lá nenhuma empresa demite um terço da sua força de trabalho e continua com a mesma produção, sinal claro que havia um monte de gente fazendo nada e conosco pagando uma gasolina que aqui custa o dobro do que custa nos EUA. Meu amigo, nós, pagando R$ 4,00 pelo litro de uma gasolina que de tão baixa octanagem nem é vendida nos USA, é… Leia mais »
Guilherme- Vc acha que colocar o fracking contínuo como Capex não é subsídio? óbvio que é o Por isso os arenitos de Permiano (turbiditos de frente de delta ou flysch like delta front) agora alvos principais, dão resultados. Acesse a um case (há diversos disponíveis entrando no Permian Prospects) e veja os números. Há sim muitos subsídios implantados o que não é crime mas medida de proteção que os países (quase todos) fazem para proteger as suas indústrias quando é conveniente. Vc tb está enganado ao dizer que a Petrobras é subsidiada. Vc paga é muito imposto. Se vc fizer… Leia mais »