faixa - nao remover

EXPORTAÇÕES DE PETRÓLEO E DERIVADOS CRESCERAM 13,9% EM 2014, MAS DÉFICIT BRASILEIRO CONTINUOU ELEVADO

Daniel GodinhoApesar do ano turbulento, que já emendou um início de 2015 também conturbado, 2014 representou um bom crescimento nas exportações de petróleo e derivados brasileiros. Com o aumento da produção, as exportações subiram 13,9% em comparação com 2013.

De acordo com o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Daniel Godinho (foto), o aumento das exportações fez com que o déficit da conta-petróleo caísse no período, passando de 20,3 bilhões em 2013 para US$ 16,6 bilhões em 2014. O resultado, no entanto, não foi suficiente para evitar o primeiro déficit (de US$ 3,93 bilhões) da balança comercial brasileira desde o ano 2000.

“Ainda temos um déficit bastante elevado na conta-petróleo, que é fundamental para explicar a balança”, disse.

Ele reconheceu que a queda do preço do barril de petróleo gerou impacto, mas, como foi mais forte no fim do ano, não foi suficiente para influenciar o resultado de todos os 12 meses. Para 2015, Godinho prevê que a conta-petróleo terá resultado melhor em função da queda de preço do barril e do aumento de produção doméstica.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of