EXPOSIÇÃO NA ALEMANHA APRESENTA PRÉDIO QUE USA ALGAS COMO FONTE DE ENERGIA
A Exposição Internacional da Construção, que será realizada neste mês de março, em Hamburgo, na Alemanha, vai apresentar o primeiro prédio do mundo que usa algas como fonte de energia. Idealizada por arquitetos da Splitterwerk, em colaboração com a Strategic Science Consult, a ARUP e a Internacional Colt, a construção, apelidada de Biarritz, será coberta por uma fachada bioadaptativa de microalgas.
A fachada será formada por persianas biorreativas que confinam as algas, permitindo que sobrevivam e cresçam de maneira mais rápida, ao mesmo tempo em que fornecem sombra para o interior do edifício. Depois de concluído, o edifício será avaliado por cientistas e engenheiros quanto ao uso da tecnologia na construção de futuros projetos imobiliários.
A ideia de usar algas como fonte de energia também chegou ao Brasil, que pretende construir a primeira fábrica de biocombustíveis feitos de algas do mundo. De acordo com Simon O’Hea (foto), diretor da Internacional Colt, as empresas já atingiram um patamar que permite produzir a solução que usa algas vivas como um material inteligente para fornecer energia renovável em escala comercial.
Deixe seu comentário