EXPOSIÇÃO SOBRE O MAR E A MARINHA DO BRASIL EM SÃO PAULO ATRAI VISITANTES E ENCANTA O PÚBLICO
Termina hoje (28) e você ainda pode visitar uma exposição especial na Praça das Artes, no Centro Histórico de São Paulo: “Um Mar Chamado Tempo: 200 anos de avanços tecnológicos da Marinha do Brasil”, que é promovida pelo Centro Tecnológico da Marinha e com apoio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha. A mostra oferece uma imersão na história e nas inovações tecnológicas que moldaram a Força Naval Brasileira. A exposição destaca marcos históricos, programas estratégicos, como o Submarino Nuclear Convencionalmente Armado (SNCA), e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Marinha ao longo de dois séculos. Por meio da utilização de totens, a exibição apresenta textos e imagens que ilustram o panorama das conquistas tecnológicas da Marinha, incluindo avanços em energia nuclear, telecomunicações e diversos equipamentos militares. A mostra também conta com maquetes do SNCA e do reator nuclear. O Coordenador do Instituto Padrão Militar e visitante da exposição, Gleideson Teles, disse que a experiência foi inspiradora. “Conhecer de perto o desenvolvimento do Submarino Nuclear Convencionalmente Armado mostra a nossa capacidade de dominar tecnologias de ponta e impulsionar projetos que fortaleceram e fortalecem a defesa do Brasil.” Para o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, a exposição é mais do que uma simples mostra. É um convite para conhecer o passado, compreender o presente e vislumbrar o futuro do desenvolvimento tecnológico da Marinha do Brasil.
“Esta exposição não é apenas uma oportunidade para refletirmos sobre a rica história da Marinha, mas também para reconhecermos o papel fundamental da tecnologia desenvolvida por nossa Força Naval. Seu impacto vai além da defesa nacional, estendendo-se à sociedade civil, demonstrando como o conhecimento e a inovação podem ser utilizados para o bem comum. A tecnologia naval possui um caráter intrinsecamente dual, capaz de impulsionar avanços estratégicos e gerar benefícios para toda a sociedade, reafirmando o compromisso da Marinha com o desenvolvimento do País”, disse o Almirante de Esquadra Rabello.
A exposição é o resultado de uma pesquisa nos arquivos da Marinha e nos acervos da Fundação Biblioteca Nacional, realizada com o apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), o que tornou informações valiosas acessíveis ao público. O Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, destaca que a mostra é essencial para fortalecer a mentalidade marítima no povo paulista e evidenciar o papel da Marinha na Ciência, Tecnologia e Inovação. “Essa parceria com o governo municipal e demais instituições não apenas reforça nossa presença no principal polo tecnológico da América Latina, como também apresenta nosso trabalho, contribuindo para atrair novos talentos para a carreira militar.”
Segundo o Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) em São Paulo, Paulo Henrique Godoy Marinheiro, “Um Mar Chamado Tempo” é uma oportunidade para mostrar ao público a trajetória, os desafios e as conquistas tecnológicas da Marinha do Brasil. “Como membro da SOAMAR, temos a missão de difundir e enaltecer essa história”, comentou.
Deixe seu comentário