EXXONMOBIL FAZ DESCOBERTA SIGNIFICATIVA NA GUIANA E ESTÁ PRESTES A RECEBER NOVO FPSO NO PAÍS

guianaOs negócios da ExxonMobil na Guiana vão de vento em popa. A petroleira americana fez nesta semana um nova descoberta significativa no bloco Starbroek, na costa do país. Enquanto isso, a empresa deverá receber em breve o FPSO para a segunda fase do desenvolvimento do campo de Liza. O navio partiu de Cingapura para a Guiana no início deste mês.

A descoberta no bloco Starbroek foi feita através do poço Pinktail, que encontrou 220 pés de espessura líquida em um reservatório de arenito com óleo de alta qualidade. Esta foi a 20ª descoberta significativa feita pela companhia no bloco. A ExxonMobil é a operadora da área, com 45% de participação, em parceria com a Hess (30%) e a CNOOC (25%). Os planos da ExxonMobil para o bloco incluem seis FPSOs operando até 2027, sendo que esse número pode eventualmente ser ampliado para 10 unidades.

Enquanto isso, o FPSO Liza Unity partiu de Cingapura para a Guiana no início deste mês. A unidade será usada para o desenvolvimento da Fase 2 do campo de Liza. O navio-plataforma deve iniciar sua produção no início de 2022 e terá capacidade de processar aproximadamente 220.000 barris brutos de petróleo por dia.

A construção do FPSO Liza Unity está a cargo da holandesa SBM Offshore. A empresa contratou o estaleiro Keppel, em Cingapura, para atividades como fabricação de vários módulos de superfície, amarração e produção das estruturas de suporte umbilical. O estaleiro também ficou responsável pela instalação e integração dos equipamentos associados e de todos os módulos de superfície no FPSO. A Keppel também iniciou as obras da terceira unidade FPSO destinada à Guiana, batizada de Prosperity. O casco do navio chegou recentemente ao estaleiro da empresa em Cingapura e o trabalho a bordo está em andamento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of