EXXONMOBIL INICIOU PERFURAÇÃO DE POÇO PIONEIRO NA BACIA DE SERGIPE-ALAGOAS
A mais nova investida de uma petroleira estrangeira em águas profundas brasileiras acaba de ser concretizada. A americana ExxonMobil iniciou durante o final de semana a perfuração do primeiro poço exploratório (batizado de 1-EMEB-3-SES), no bloco SEAL-M-428 (prospecto Cutthroat). A área fica em lâmina d’água de 3.093 metros na promissora Bacia Sergipe-Alagoas, na costa nordestina.
Como noticiamos na última semana, a ExxonMobil recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) a licença ambiental autorizando a atividade de perfuração marítima em seis blocos naquela bacia. Esse primeiro poço está sendo perfurado com o uso do navio-sonda West Saturn, da Seadrill.
A licença expedida pelo Ibama autoriza a perfuração de até 11 poços. Até agora, a ExxonMobil garante a perfuração de dois deles, sendo os demais ainda contingenciais. O avanço de novas perfurações dependerá do resultado dos primeiros poços. As atividades serão executadas a mais de 50 km da costa e terão caráter temporário com duração de aproximadamente dois a quatro meses por poço.
Se fez a lição de casa direito descobrirá muito óleo. Vaticino. Com o conhecimento que ganhou em Suriname, então! Prospecto mui semelhante. A Enauta, se não me engano, era a dona do ativo e intuo que não teve musculatura para bancar sozinha o projeto, pois tem muitos ativos para cumprir os PEM’s.