FALHA DE SISTEMA NA P-33 GERA PEQUENO VAZAMENTO DE ÓLEO NA BACIA DE CAMPOS | Petronotícias




faixa - nao remover

FALHA DE SISTEMA NA P-33 GERA PEQUENO VAZAMENTO DE ÓLEO NA BACIA DE CAMPOS

Plataforma P-33Uma falha em um sistema da plataforma P-33, que opera para a Petrobrás no campo de Marlim, na Bacia de Campos, gerou um pequeno vazamento de óleo – de apenas 28 litros, segundo a estatal – no mar nos últimos dias.

A informação foi dada pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF), relatando que o problema surgiu depois que o sistema que injeta anti-espumante no processo de separação do petróleo falhou, fazendo com que a espuma com presença de óleo entrasse no separador atmosférico, chegasse ao flare e fosse espalhado no convés e no mar.

Posteriormente, foi enviado um rebocador para fazer a dispersão mecânica da mancha, captando a água e o óleo, para depois jateá-los de volta pro mar, somente para dispersar a mancha de óleo.

O sindicato aproveitou o incidente para questionar as decisões do presidente da estatal, Pedro Parente, alegando que a redução do efetivo da empresa teria influenciado no caso.

“Com a saída de muitos trabalhadores pelo PIDV [Programa de Incentivo à Demissão Voluntária], o pessoal da manutenção foi migrado para a [área de] Facilidades e Produção, inclusive fizeram gestão de mudança para cada um dos trabalhadores trocarem de área, mas segundo informações tem muitos trabalhadores que ainda não tem curso de NR-13 (Operação e Manutenção de Vasos e Caldeiras). (…) O Sindipetro-NF  tem denunciado exaustivamente essa situação gravíssima(…), mas a gestão Parente, ao invés de repor o efetivo, faz ações totalmente contrárias, colocando a Petrobrás em risco”, diz a nota.

A Petrobrás esclareceu que a produção não foi afetada e que a situação operacional é normal. Veja a nota da estatal na íntegra:

“A Petrobrás informa que, na madrugada deste domingo, 13/11, houve um pequeno vazamento de óleo na plataforma P-33, no campo de Marlim, na Bacia de Campos. O volume vazado estimado é de 28 litros, já dispersados pela embarcação de apoio. Não houve parada na produção nem impacto às pessoas ou à plataforma. A situação operacional é normal. As autoridades legais foram informadas e as causas do incidente serão investigadas”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of