FALHA EM TUBULAÇÃO INTERROMPE A MOVIMENTAÇÃO DE GÁS DO HUB SERGIPE, OPERADO PELA ENEVA
A Eneva detectou uma falha na tubulação de conexão (Riser) entre o navio de armazenamento e regaseificação de gás natural (FSRU) e o gasoduto marítimo do Hub Sergipe. O problema causou a interrupção temporária da movimentação de gás natural para a usina termelétrica Porto de Sergipe I e a malha de transporte de gás natural interligada da TAG.
A companhia disse que já está realizando estudos para avaliar a extensão do problema. A solução definitiva envolve a substituição do equipamento danificado por uma unidade sobressalente que está disponível no estoque do Hub Sergipe. Contudo, a empresa afirmou que a troca depende da contratação de serviços especializados, e, até o momento, não é possível prever quanto tempo levará para que o problema seja resolvido.
“Ações mitigadoras para garantir a operação da UTE Porto de Sergipe I e o cumprimento de todos os contratos e compromissos de fornecimento de gás estão sendo tomadas, utilizando-se, inclusive, da conexão ao gasoduto da TAG”, disse o diretor financeiro da Eneva, Marcelo Habibe, em comunicado ao mercado.
O Hub Sergipe, localizado na região metropolitana de Aracaju, possui um navio de armazenamento e regaseificação de gás natural (FSRU), com capacidade de 21 milhões de m³/dia, e a usina termelétrica Porto de Sergipe I, que gera 1,6 GW e consome cerca de 6 milhões de m³/dia. O gasoduto de interligação entre o Hub Sergipe e a malha da TAG, inaugurado em julho, tem 25 quilômetros de extensão, passando pelos municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas e Rosário do Catete.
Deixe seu comentário