faixa - nao remover

FALHA GRAVE NAS USINAS SANTO ANTÔNIO E JIRAU AMEAÇA DANIFICAR TURBINAS

Uma falha grave no projeto das hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, ambas no rio Madeira, promete limitar a geração de energia nas usinas, além de ameaçá-las com um prejuízo bilionário. Segundo reportagem de Daniel Rittner no Valor Econômico, o erro está nos sistemas de proteção e controle dos equipamentos, que não “dialogam” entre si de forma adequada. Por causa disso, em situações de utilização máxima, caso não sejam seguidas regras rígidas no escoamento energético, as turbinas poderão simplesmente queimar.

Hoje, em Santo Antônio, já operam 14 turbinas, e no dia 21 Jirau deverá ligar sua primeira máquina. Em outubro, um dos dois circuitos do sistema de transmissão deve iniciar a operação comercial. Os projetos estão recebendo R$ 36 bilhões e grandes esforços para usufruir do potencial hidrelétrico da Amazônia.

No entanto, apesar da capacidade para escoar 3.150 MW para o sistema interligado nacional, as usinas deverão limitar a transferência de eletricidade em até 1.100 MW, ao todo, para o país. Uma solução para o problema está prevista apenas para dezembro. Segundo o Ministério de Minas e Energia, naquela época as usinas estarão produzindo 3.030 MW.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of