FALTA DE APOIO POLÍTICO E PRESSÕES SOBRE CUSTOS ESTÃO TRAZENDO RISCOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE HIDROGÊNIO LIMPO | Petronotícias




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FALTA DE APOIO POLÍTICO E PRESSÕES SOBRE CUSTOS ESTÃO TRAZENDO RISCOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE HIDROGÊNIO LIMPO

fatih-birolA lenta implementação de incentivos financeiros e das persistentes pressões de custos que ameaçam atrasar os projetos podem afetar a dinâmica por trás de empreendimentos de hidrogênio de baixa emissões. Mas os níveis de produção ainda podem aumentar substancialmente até 2030 se todos os projetos anunciados forem realizados. É o que afirma um novo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE). O número de projetos anunciados para o hidrogênio com baixas emissões continua a expandir-se rapidamente, enquanto mais de 40 países em todo o mundo definiram estratégias nacionais para o hidrogénio até à data.

No entanto, a capacidade instalada e os volumes permanecem baixos, uma vez que os empreendedores aguardam o apoio do governo antes de fazerem investimentos. Como tal, o hidrogênio de baixas emissões ainda representa menos de 1% da produção e utilização global de hidrogênio, afirma a agência. Num contexto de crise energética global, inflação elevada e perturbações na cadeia de abastecimento, os novos projetos enfrentam custos crescentes, pelo menos temporariamente, que ameaçam a rentabilidade a longo prazo.

Segundo a AIE, a inflação e os custos de financiamento mais elevados estão afetando toda a cadeia de valor do hidrogênio, aumentando os custos de financiamento para os empreendedores e reduzindo o impacto do apoio governamental. Esta confluência de fatores é particularmente prejudicial para uma indústria que enfrenta elevados custos iniciais relacionados com a fabricação, construção e instalação de equipamentos.

hidrogenioApesar dos ventos econômicos contrários, a implantação de eletrolisadores está acelerando. No final de 2022, a capacidade instalada de eletrolisadores para produção de hidrogênio atingiu quase 700 MW. Com base em projetos que alcançaram a decisão final de investimento ou estão em construção, a capacidade total poderá mais do que triplicar, para 2 GW, até ao final de 2023, sendo a China responsável por metade deste valor. Se todos os projetos anunciados forem concretizados, um total de 420 GW poderá ser alcançado até 2030, um aumento de 75% em comparação com a previsão da AIE de 2022.

Temos visto um impulso incrível por trás de projetos de hidrogénio de baixas emissões nos últimos anos, que poderiam ter um papel importante a desempenhar em setores de utilização intensiva de energia, como produtos químicos, refino e aço”, disse o diretor executivo da AIE, Fatih Birol. “Mas um ambiente econômico desafiante irá agora testar a determinação dos desenvolvedores de projetos de hidrogênio e dos decisores políticos em levar a cabo os projetos planejados. É necessário um maior progresso em tecnologia, regulamentação e criação de procura para garantir que o hidrogênio com baixas emissões possa concretizar todo o seu potencial”, acrescentou.

Para além dos desafios enfrentados pelos fabricantes e promotores, o relatório também conclui que os esforços para estimular a demanda de hidrogênio com baixas emissões estão aquém do necessário para cumprir as ambições climáticas. A utilização global de hidrogênio atingiu 95 milhões de toneladas em 2022, um aumento de quase 3% em comparação com o ano anterior. Registou-se um forte crescimento da demanda em todas as principais regiões consumidoras, exceto na Europa, que sofreu um impacto na atividade industrial devido ao forte aumento dos preços do gás natural. No entanto, a utilização de hidrogênio com baixas emissões continua a ser muito limitada, representando apenas 0,6% da demanda total de hidrogênio. Como resultado, a produção e utilização de hidrogênio em 2022 libertou cerca de 900 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

Hidrogenio-VerdeO relatório descreve como o hidrogênio com baixas emissões pode ser uma oportunidade para os países impulsionarem as suas economias para o futuro, através da criação de novas cadeias de abastecimento industrial. Os programas de financiamento governamental já estão disponíveis através de esquemas como o Crédito Fiscal para a Produção de Hidrogénio Limpo dos EUA, os Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum da União Europeia e o Modelo de Negócio de Hidrogênio com Baixo Carbono do Reino Unido. No entanto, os longos intervalos de tempo entre os anúncios de políticas e a implementação estão fazendo com que os promotores atrasem os projetos.

A produção anual de hidrogénio com baixas emissões poderá atingir 38 milhões de toneladas por ano em 2030, se todos os projetos anunciados forem concretizados, com quase três quartos provenientes de eletrolisadores que funcionam com energia renovável e o restante utilizando combustíveis fósseis com captura, utilização e armazenamento de carbono. As melhores perspectivas para a utilização de hidrogênio com baixas emissões estão nos chamados setores de difícil abatimento de emissões, através da substituição do hidrogênio produzido a partir de combustíveis fósseis ininterruptos, mas o progresso tem sido lento.

A falta de atenção à criação de procura de hidrogênio é ilustrada nos compromissos existentes dos países. A soma de todas as metas governamentais para a produção de hidrogénio com baixas emissões representa hoje até 35 milhões de toneladas, mas as metas para a criação de demanda representam apenas 14 milhões de toneladas, das quais apenas metade se concentra nas utilizações existentes de hidrogênio. Os acordos de compra direta com consumidores do setor privado estão a começar a surgir, mas permanecem numa escala muito pequena.

O relatório sugere várias medidas para os governos reduzirem os riscos e melhorarem a viabilidade económica do hidrogênio com baixas emissões, tais como a prestação eficaz de regimes de apoio, ações mais ousadas para estimular a demanda e a resolução de barreiras de mercado, tais como licenciamento e autorização. Além disso, o estabelecimento de mercados internacionais de hidrogénio exige cooperação para desenvolver normas, regulamentos e certificações comuns.

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