FALTA DE GASODUTOS E REDUÇÃO DA DEMANDO POR GÁS CRIA DIFICULDADES PARA O CAMPO MAIS PRODUTIVO DE PETRÓLEO NO TEXAS | Petronotícias




faixa - nao remover

FALTA DE GASODUTOS E REDUÇÃO DA DEMANDO POR GÁS CRIA DIFICULDADES PARA O CAMPO MAIS PRODUTIVO DE PETRÓLEO NO TEXAS

 

ssO campo de petróleo mais produtivo dos Estados Unidos é agora o pior mercado de gás natural do país. Uma escassez de gasodutos  está deixando o gás preso na Bacia do Permiano, no oeste do Texas. Os preços do gás da Bacia do Permiano, extraído junto com o petróleo nessa formação, caíram 30 % em relação ao ano anterior e a produção chegou a um recorde. A crise de gasodutos também está atingindo o mercado de petróleo da região. Toda essa produção de gás está criando um problema para os perfuradores, que poderiam ser forçados a diminuir a produção de petróleo se não conseguirem colocar esse gás no mercado. Os produtores podem queimar uma parte do gás, embora os órgãos reguladores estaduais não permitem fazer isso indefinidamente. Além disso, como o  clima está ameno no início da  primavera no hemisfério norte,  limita a demanda pelo combustível de aquecimento. Há informações que  esse gás seja dado de graça pelos exploradores. Nas próximas três a quatro semanas os preços do gás natural no Permiano podem ficar zerados porque se tornou  um subproduto na região. As reservas de petróleo bruto  barato,  enterradas nas camadas de xisto do Permiano atraíram muitos exploradores, mas cerca de um terço da produção desses poços é gás. No entanto, a capacidade dos gasodutos não conseguiu acompanhar o aumento da produção de gás da formação.

O México pode ser uma alternativa. A demanda pelo combustível deu um salto no mercado de eletricidade do país, que foi desregulado recentemente, à medida que novas centrais elétricas a gás foram sendo construídas. Várias empresas, da Sempra Energy à TransCanada, estão construindo dutos para enviar gás do Texas ao México, porém vários desses projetos estão tendo atrasos  na fronteira sul,  muitas vezes devido à oposição de grupos indígenas. A forte queda no Permiano continuará piorando nas próximas semanas porque o clima diminui a demanda de aquecimento e a geração de energia eólica aumenta, substituindo as centrais elétricas a gás.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Antonio Rivas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antonio Rivas
Visitante
Antonio Rivas

Os problemas não acontecem apenas no Brasil. Até no centro mundial do capitalismo há barreiras – não tecnológicas, ressalte-se – para escoar o gás natural.
Fosse no Brasil já teríamos culpados, por incompetência e/ou má fé, denunciados na grande mídia e pedindo a privatização do sistema!