FALTA DE MÃO DE OBRA PARA OPERAR ROVs FAZ A SUBSEA 7 E A FIRJAN SE UNIREM PARA FORMAR PELO MENOS 40 PROFISSIONAIS | Petronotícias




faixa - nao remover

FALTA DE MÃO DE OBRA PARA OPERAR ROVs FAZ A SUBSEA 7 E A FIRJAN SE UNIREM PARA FORMAR PELO MENOS 40 PROFISSIONAIS

ROVA Subsea7, uma das empresas líderes globais em projetos e serviços offshore para o setor de energia e petróleo, está promovendo, em parceria com a Firjan SENAI, duas turmas, uma no Rio e outra em Macaé, para capacitação profissional em piloto de ROV. O ROV é um veículo submarino, operado remotamente e que pode ser utilizado para inspeções e trabalho subaquáticos em ambientes offshore. Profissionais aptos a dirigir um ROV estão em falta no mercado de petróleo e gás. Ao todo, estão sendo oferecidas 40 vagas, para maiores de 18 anos, com escolaridade mínima técnica (Mecânica, Mecatrônica, Automação, Eletrônica e Eletrotécnica), em graduação ou já graduado em áreas afins. As inscrições devem ser feitas até o dia 05 de março clicando neste link. Após o fim do curso, os alunos poderão ser aproveitados no programa de trainee da Subsea7.

O curso, que terá 40 horas e será presencial, tem como objetivo desenvolver as competências relativas à operação de ROVs. Os alunosalessandra participarão de atividades voltadas para a compreensão teórica dos processos referentes às técnicas de utilização, particularidades do equipamento e segurança. Ao fim do programa, o aluno que obtiver frequência mínima de 75% receberá o certificado de conclusão. Alessandra Nogueira, diretora de Recursos Humanos da Subsea 7, explica que  os alunos do curso saem com um diploma na mão e a chance de exercer uma profissão. “Já as empresas ganham uma nova leva de profissionais em um cargo que sofre com a escassez há alguns anos. Todos saem ganhando. Ajudamos no desenvolvimento de cada um dos inscritos, com chance até de aproveitarmos alguns deles no nosso programa de trainee, e damos ao mercado de trabalho mão de obra qualificada para ser imediatamente aproveitada“, disse.

O especialista em mergulho do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Solda, Frederico Ferreira Custodio, destaca a importância do equipamento na indústria do petróleo, utilizado nas operações de abertura e fechamentos de poços, manifolds, inspeção visual, ensaios não destrutivos e acompanhamentos de mergulhadores, além do uso em pesquisas arqueológicas submarinas, buscas por destroços eventuais e inspeções em obras civis, como pontes e usinas hidrelétricas: “Podemos dizer que, hoje em dia, a indústria offshore é muito dependente do ROV, que podem ser classificados em duas grandes classes: ROV de observação (e ROV de trabalho)”.

29
Deixe seu comentário

avatar
21 Comment threads
8 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
22 Comment authors
LuizaFredericoGeovanLídiaAdriana Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Eduardo
Visitante
Eduardo

Nunca,dão oportunidade sem experiência fiz o curdo e não CHAMA

Neide
Visitante
Neide

Concordo com a informação acima, embora eu não tenha o curso, contudo tenho curso técnico e estou concluindo uma graduação e me escrevo e nuncar que me chamaram se quer para uma entrevista nem de trainee.

Diego
Visitante
Diego

Boa noite, não consigo encontrar o curso na página da firjan

Wesley
Visitante
Wesley

Onde vejo a inscrição? Está dando inválido

Iago Henrique
Visitante
Iago Henrique

Boa noite, estou querendo participar do processo, mas ao clicar no link, no site do SENAI não mostra o curso de ROV. Caso possam me enviar o link para o meu e_mail ficarei grato.

Ramiro
Visitante
Ramiro

Tem muitos técnicos por aí querendo ser PILOTO DE ROV. Só abrir um processo seletivo para trainee e não resolver cobrar. O mercado está muito defasado e paga pouco aos que já trabalham embarcado.

FERNANDO ALEXANDRE AUGUSTO FERREIRA
Visitante
FERNANDO ALEXANDRE AUGUSTO FERREIRA

Quando podemos nos inscrever beste curso?

Paulo
Visitante
Paulo

O link não funciona

Márcio
Visitante
Márcio

O problema não está na falta de mão de obra não, está no salário que as empresas estão oferecendo, um ajudante de pedreiro está ganhando a mesma coisa que um piloto de ROV atualmente,ninguém vai querer e lógico…

Jorge
Visitante
Jorge

O link não funciona. Aonde se cadastra pra vaga?

Jerri
Visitante
Jerri

Gostaria de participar do curso
Sou operador portuário