FALTA DE VENTOS EM DIAS DE MUITO FRIO PREOCUPAM PAÍSES DO NORTE PELA DIMINUIÇÃO DA GERAÇÃO EÓLICA DE ENERGIA | Petronotícias




faixa - nao remover

FALTA DE VENTOS EM DIAS DE MUITO FRIO PREOCUPAM PAÍSES DO NORTE PELA DIMINUIÇÃO DA GERAÇÃO EÓLICA DE ENERGIA

escocia turbinesA energia eólica e a sua instabilidade para geração, causa preocupações, principalmente durante o inverno dos países mais frios. O verão chegou durante esta madrugada(21) para o hemisfério norte e alivia este problema, mas também é o tempo quando os especialistas começam a estudar novas alternativas. Na Grã-Bretanha, por exemplo, os dias de inverno muito frios, geralmente há menos ventos do que os dias mais quentes, mas quanto mais frio está, maior a demanda de energia para o aquecimento. Isso significa que os pesquisadores estão se perguntando se as turbinas eólicas são capazes de enfrentar o desafio, pois eles produzirão menos energia assim que a demanda aumentar.

Um novo estudo realizado pelo Imperial College de  Londres descobriu que existe uma maneira de as turbinas eólicas atenderem às exigências dos dias de inverno frio. Os pesquisadores analisaram os padrões de vento ao longo do inverno e descobriram que, durante os dias frios, a produção de turbinas eólicas caiu cerca de um terço, enquanto a demanda de energia aumentou, mas também descobriram que durante os cinco por cento mais elevados dos dias de demanda de energia, a energia eólica estava acima da média em um terço.

Muitos desses dias mais frios tiveram fortes ventos do leste, o que significou maior energia eólica para compensar a demanda de energia. Os pesquisadores concluíram que a energia eólica pode enfrentar o desafio dos dias de inverno de alta demanda de energia, mas a chave foi a distribuição da energia eólica para aproveitar os ventos mais altos quando e onde eles ocorrem.

Uma pressão muito alta sobre a Escandinávia e uma pressão mais baixa sobre o sul da Europa sopra o ar continental frio do leste sobre a Grã-Bretanha, dando alta demanda, mas também alta energia eólica. Em contrapartida, os ventos vindos do norte oferecem demanda muito alta, mas menor energia eólica. Se os parques eólicos são colocados em toda a Grã-Bretanha, então, os variados padrões de vento podem ser aproveitados e os locais onde as velocidades do vento são altas compensarão o local onde eles são baixos. O estudo também observa a importância da energia eólica offshore, que permanece estável com maior velocidade do vento. Isso não é um problema para o Reino Unido, que vem anunciando vários projetos offshore atrasados. Enquanto o estudo diz respeito à Grã-Bretanha, mostra como a energia eólica distribuída, inclusive offshore, poderia ser vantajosa para qualquer país que precise atender às maiores demandas de energia no inverno.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of