FALTA MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA NO BRASIL
Uma pesquisa feita em parceria entre a Petrobras, o BNDES e a UFRJ avaliou que a capacidade de produção nacional não é suficiente para suprir as indústrias brasileiras, além de perceber a falta de mão-de-obra especializada para atender ao mercado emergente.
O estudo chamado “Necessidade de Adequação do Parque Supridor Nacional”, feito sob coordenação do professor Adilson Oliveira, ouviu 100 empresas e será apresentado no seminário “Solda, Brasil”, marcado para os dias 30 e 31 deste mês, no Centro Empresarial Rio.
Oliveira ressaltou a importância dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento para que o Brasil consiga suprir essas demandas, e apontou o financiamento da Finep – que está oferecendo R$ 100 milhões para centros de pesquisa e universidades – como uma iniciativa que deve ser seguida por outros. “Essa deve ser a ponta do iceberg. A partir daí, outros investimentos surgirão. Os ganhos são óbvios. As empresas devem somar outros R$ 100 milhões. Precisamos ser otimistas”, destacou o pesquisador.
Deixe seu comentário