FASE DE PRODUÇÃO EM MARLIM SUL É PRORROGADA PARA 2052
Uma novidade importante para os planos da Petrobrás na Bacia de Campos. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou a extensão do período de produção do campo Marlim Sul para 2052. A medida faz parte da revisão do plano de desenvolvimento da área, que recebeu recentemente o aval da diretoria do órgão.
A ANP também determinou que a estatal intensifique a aplicação de novas tecnologias e metodologias de monitoramento sísmico de reservatórios. Ainda de acordo com informações da agência, o óleo encontrado na área varia em qualidade, e é constituído por uma mistura de óleo biodegradado e não-biodegradado com variação de densidade de 13° a 29° API em função da intensidade da biodegradação.
Outra medida que foi determinada pela ANP é a aplicação de investimentos para estudos de viabilidade técnica, bem como de projetos, para implementação de métodos de recuperação melhorada. A agência também pediu que sejam alocados recursos para garantia de manutenção e melhoria da eficiência operacional das instalações por todo o período do contrato.
Não estranhem se o ativo ficar disponível para parcerias. A propósito, as recuperações secundárias, terciárias etc., são técnicas absolutamente já dominadas pela Petrobras que já fez inúmeras incursões com tal intento e tem uma excelente curva de aprendizado no conhecimento de produção em reservatórios difíceis, como e tanto quanto para os óleo de todas as densidades. Todas produto de investimentos permanentes em P,D&I. Para se ter uma idéia, no Campo de Carmópolis, em Sergipe, já foram feitos: Injeção de água, injeção de polímeros, combustão in situ, injeção de vapor, adensamento de malha, injeção de água com alta pressão, etc.; Agora… Read more »
Também por novas tecnologias sísmicas o apelo parece ridículo, tanto na busca de melhor algoritmo que melhore a imagem como no desenvolvimento de tecnologias de aquisição ou de arranjo na aquisição, atividades estas absolutamente imbricadas, muito entrelaçadas mesmo.. A Petrobras tem brilhantes técnicos especializados neste mister, alguns dos quais até publicaram recentemente livros sobre o assunto, tal é o domínio. Não escrevo os nomes, alguns bons amigos, pois preciso da autorização de quem falo, para tanto. Pode não ser conveniente. Como não digo algo metafórico, todos da área sabem. Não sei exatamente o que está acontecendo? Se a ANP e… Read more »