faixa - nao remover

FECHAMENTO DE FÁBRICA DE PÁS DA GE VERNOVA EM PERNAMBUCO DEIXARÁ MIL DEMITIDOS E EXPÕE MOMENTO DIFÍCIL DO SETOR EÓLICO

suape-blade-factory-in-brazil-credit-lm-wind-powerUma notícia muito negativa para o estado de Pernambuco. A GE Vernova revelou que vai fechar sua fábrica de pás eólicas no estado, localizada na cidade de Suape. A decisão de fechar a planta se deve à queda na demanda no mercado da América Latina. Com o encerramento das operações da planta, cerca de mil funcionários serão demitidos, o que deve trazer um impacto significativo na economia da região.

Em nota, a empresa disse que essa foi uma “decisão difícil”. A GE Vernova acrescentou ainda que está comprometida em apoiar os funcionários impactados e fornecer a eles benefícios abrangentes de rescisão e transição.

Esse é mais um capítulo na preocupante queda observada na cadeia industrial do setor eólico brasileiro ao longo dos últimos três anos. Para lembrar, em 2022, a GE Renewable Energy declarou que interromperia a produção de novas turbinas eólicas no Brasil. Depois disso, o mercado já dava como quase certo o fechamento também da fábrica de Suape, que foi confirmada hoje.

Mas não foi só a GE a sentir o baque. Em 2023, foi a vez de a Siemens Gamesa anunciar a hibernação de sua fábrica em Camaçari (BA). Já em 2024, a brasileira WEG paralisou a produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, alegando a baixa demanda por equipamentos no Brasil. Na semana passada, a Aeris Energy realizou a demissão de 700 funcionários e enfrenta dificuldades com credores.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of