FECHAMENTO DE TERMELÉTRICAS PODE LEVAR A RACIONAMENTO ENERGÉTICO NA INGLATERRA ESTE ANO
O momento exige novos investimentos na renovação da matriz energética inglesa. Com o fechamento de diversas termelétricas a carvão nos últimos meses, o país corre risco de viver um racionamento até o final deste ano caso não invista em novas formas de geração, aponta um relatório elaborado pela Aliança das Comunidades Industriais (ICA), entidade britânica que representa conselhos empresariais do país. De acordo com o grupo, a desativação de grandes centros energéticos exige que novos contratos sejam fechados a curto prazo para adicionar ao menos 2,5 GW ao sistema nacional.
A entidade aponta para a necessidade de estímulo a novas formas de geração limpa, que podem melhorar a distribuição de energia no país. Sob pressões pela emissão de gases de efeito estufa, cinco usinas a carvão não estarão mais funcionando até o final deste ano, o que representará menos 7 GW de capacidade instalada no país.
“O problema – e é um problema para cada consumidor de energia elétrica no país – é que se todos esses fechamentos forem adiante, não haverá capacidade de geração suficiente para manter as luzes acesas no próximo inverno”, enfatiza o documento. “Além das cinco estações sob ameaça, há outras cinco termelétricas a carvão restantes no sistema”, diz o texto. “Quanto tempo temos até que o fechamento delas também seja proposto?”
Deixe seu comentário