FECHAMENTO DE USINAS A CARVÃO DIMINUI EMISSÕES DE CARBONO NO REINO UNIDO
A menor utilização de carvão para geração de energia é uma das principais bandeiras globais em busca de um meio ambiente sustentável. No Reino Unido, plantas a base de carvão vêm sendo desativadas ao longo dos últimos anos, chegando ao mais baixo nível dos últimos 150 anos, incidindo diretamente nos níveis de emissões de carbono para a atmosfera. Em relação a 2014, os níveis de carbono emitidos caíram em 4%.
A produção de carvão no Reino Unido também teve uma forte queda, de 27%, enquanto o fechamento de usinas movidas a esse combustível cresceu 22%, de acordo com estudos desenvolvidos no Estado. Neste ano a tendência deve ser mantida, com quatro usinas já fechadas nos primeiros meses do ano, restando apenas seis em operação. O planejamento estatal era para que todas as unidades fossem fechadas até 2025, atendendo a acordos internacionais pelo meio ambiente.
A segurança energética, no entanto, tem sido tema de muitas discussões no Reino Unido. Isso porque a usina nuclear de Hinkley Point, em Somerset, ainda não tem seu futuro definido. A francesa EDF confirmou que fará os investimentos necessários para o empreendimento, mas ainda não estabeleceu uma data para isso. A última novidade foi em outubro do ano passado, quando foi assinada uma parceria com a China General Nuclear Power Corporation para o projeto.
Deixe seu comentário