FEDERAÇÃO DOS PETROLEIROS PEDE CANCELAMENTO DA CONTRATAÇÃO DO FPSO DE BARRACUDA POR CONTEÚDO LOCAL DE APENAS 10%
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) querem que a Petrobrás cancele o edital de licitação para o afretamento da plataforma FPSO para o programa de revitalização dos campos de Barracuda e Caratinga, na Bacia de Campos (RJ). O edital foi lançado no início deste mês, estabelecendo conteúdo local de apenas 10%, mesmo depois de o presidente da companhia, Jean Paul Prates, ter falado sobre ajudar na retomada da indústria naval brasileira. O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, diz que um “conteúdo local tão baixo e isenção de multa em caso de não cumprimento do índice significa, na prática, aplicação voluntária de conteúdo zero, dependendo da vontade do fornecedor, deixando de fora a indústria nacional e o trabalhador brasileiro”.
Bacelar lembra que um dos compromissos assumidos por Jean Paul Prates (foto à direita), é a retomada da indústria naval com a colocação de encomendas no Brasil. No lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Prates anunciou o desenvolvimento de um programa de construção de 25 navios em estaleiros brasileiros. O edital para a contratação de plataforma nos campos de Barracuda e Caratinga determina, na cláusula 27.1, que “na execução do objeto deste Contrato pela contratada, o percentual mínimo de Conteúdo Local (“CL”) esperado é de 10%. O não atingimento do percentual mínimo de CL não acarretará multa ou qualquer outra sanção para a contratada”.
“Não dá para gerentes executivos da Petrobrás ainda estarem com uma mentalidade do governo passado, em que parâmetros burocráticos, normas e procedimentos internos da empresa inviabilizam qualquer tomada de decisão para que navios, plataformas e sondas sejam feitos no país, gerando emprego e renda aqui”, avalia o coordenador da FUP. “As diretorias de Engenharia e Exploração e Produção (E&P) deveriam fazer mudanças bruscas neste nível da estrutura organizacional da empresa para termos pessoas que possam apresentar pautas para o processo decisório que vão ao encontro do programa de governo do presidente Lula, de uma Petrobrás que ajude no processo de indução da indústria brasileira”, completou.
O edital para afretamento da nova plataforma prevê prazo de contratação de 24 anos, que poderá ser estendido em caso de paralisação da unidade, por conta da falta de equipamentos essenciais e de manutenções programadas. O FPSO terá capacidade de extrair até 100 mil barris por dia e processar até 6 milhões de m³/dia de gás. Tezeu Bezerra, coordenador-geral do Sindipetro-NF afirma que “O Sindipetro-NF e a FUP deliberaram em seus congressos da categoria que irão lutar para que isso mude. Não aceitaremos essa licitação; queremos que o edital seja cancelado”.
Mais um vôo de galinha essas de “retomada da construção naval”
Tipo, com certeza, setor desacreditadíssimo. Um dia,por acaso, quem levou todo dinheiro do BNDES, ou vieram do exterior conseguiu fazer alguma coisa, e depois veio o lava tudo, e deu em nada. Eisa no Rio, continua fechado, e muitos já morreram sem receber. Os donos? Estão no exterior.
Que o sindicato tem que se meter com isso?
E sabemos que conteúdo local = reserva de mercado, que até hoje só favoreceu aos amigos do rei
É O PT. ALGUÉM ACHA QUE IA SER DIFERENTE?
FAZUÉLI …,quem colocou o PRATES lá ?
A luta tem que ser constante e não pode parar, os patriotas estão de plantão para engordar suas contas.👀
Mais uma corrupção do PT.
O Brasil estava parava na construção naval e agora com um governo popular pq os gerentes querem andar na contramão? Só sendo bomsominios
ALIÁS, QUEM NÃO ROUBAR A PETROBRAS, SURRUPIAR AS ESTATAIS, INCHAR TUDO COM FUNCIONÁRIOS LIGADOS AO PT, SÃO BOLSOMÍNIOS, DIREITA, JAVIER MILEI, COM CERTEZA…
Incrível quanta ignorância desta população optar em ver navios serem fabricado em outros países tendo ao de obra vasta, porque no governo passado teve problema .. enquanto a população se degrada brigando por leite derramado outros países crescem as nossas custas ..
Marginais querendo ficar mamando na teta da Petrobrás.
Tá moleza, os que roubaram a Petrobras, tipo, os presidentes, não devolveram nada.
O sindicato está correto, a geração de empregos na indústria naval brasileira é de suma importância para a sobrevivência dos trabalhadores e desenvolvimento de tecnologia.
Perfeito, esses recursos gerados com a prospecção de petróleo no Brasil e com a venda de combustíveis aos brasileiros, ou seja, recursos nossos e suado, devem ficar aqui e fomentar nossa economia com novos postos de trabalho na indústria de engenharia pesada, que essa informação chegue até o Lula!
ESTA HISTÓRIA DE MAIS DE 70 ANOS, QUE O PETRÓLEO É NOSSO, ALGUÉM JÁ RECEBEU UMA AÇÃO NA CONTA BANCÁRIA, TIPO, UM PIX?ENTÃO, MAS TEM MEIA DÚZIA DE ESQUERDALHAS QUE SIM. PORTANTO, PETRÓLEO É DE ALGUNS.