FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS REAGE À EXPLOSÃO NO RNEST E RESPONSABILIZA TRABALHADORES TERCEIRIZADOS ANTES DA INVESTIGAÇÃO
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) reagiu ao grave acidente de ontem (25) no RNEST, poucos dias depois do Presidente Lula ter lançado o reinício das obras na refinaria. Em nota, a FUP diz que o incêndio, que resultou em quatro trabalhadores feridos, reforça a luta da Federação Única dos Petroleiros e sindicatos filiados contra o processo de terceirização da área de segurança na empresa, promovido pelo governo passado e pela administração anterior da Petrobrás, e ainda mantido pela administração atual. “É urgente que a atual gestão da Petrobrás reveja esse modelo inseguro. É preciso investir na contratação de técnicos de segurança industrial e de manutenção próprios via concurso”, afirma o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, que também é técnico em Segurança do Trabalho. A FUP está responsabilizando os trabalhadores terceirizados pela explosão, mas as investigações apenas começaram. Talvez fosse melhor e mais prudente esperar a conclusão delas antes de responsabilizar alguém.
Bacelar reconhece que a atual gestão da Petrobrás está promovendo um processo de ‘primerização’ da área, com reforço de efetivo próprio. “Mas esse processo precisa ser ampliado e acelerado”, diz ele. “O acidente está diretamente associado à consequência de uma política de desinvestimento que a RNEST vinha sendo submetida, o que implica assumir riscos cada vez mais graves na operação e manutenção dos maquinários e que podem, como já ocorreu, levar a morte de trabalhadores”, reforça o coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro PE/PB), Sinésio Pontes.
O acidente no tanque de petróleo foi motivado, segundo informações oficiais da refinaria, por uma fagulha. O Sindipetro PE/PB apurou que esses trabalhadores, que são funcionários terceirizados da prestadora de serviços QWS, executavam trabalho de caldeiraria no teto do tanque, podendo isso ter gerado essa “fagulha”. Essa possibilidade ficará esclarecida na investigação que será feita com a participação do Sindipetro PE/PB e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
OUTRA NOTA
Em outra nota, enviada esta tarde (27) para a redação, o diretor geral da DUP, Deyvid Bacelar, diz que:
“A matéria está errada ao dizer que a FUP responsabiliza os terceirizados . Isso não é verdade. A gente está criticando o processo de terceirização. São coisas completamente distintas. Criticamos o processo de terceirização, que precariza as relações de trabalho , que coloca as pessoas em condições ainda mais insalubres, com poucos treinamentos , com salário baixo. E, consequentemente, óbvio, essa pessoa vai acabar se acidentando. Tanto que 85% das mortes que ocorrem na Petrobrás são com terceirizados por conta da precarização das relações de trabalho, Sempre lutamos contra isso”
E quem emitiu a PT? Quem fez a manobra que levou a falha? Fácil demais colocar a culpa em outro sem sequer ter havido uma investigação ainda. Pelo visto essa galera é fã de terceirização, mas terceirização da culpa.
Acho engraçado que a culpa ,cai somente em cima dos terceirizados!
Devemos reagir ao governo atual e não ficar reclamando de governo passando. Pois isto não agrega valor ou processo de melhoria para categoria
Como sempre essa laia da esquerda querendo estatizar tudo sempre co. A mesma conversa de que só quem presta são eles os técnicos terceirizados são incompetentes.
Tem que privatizar esse cabide de empregos sim para o país sair da inércia e tirar esses sanguessugas de dentro das empresas.
Bom dia meu amigo, se informe melhor, o Sindipetro já reiterou que a culpa não é do ser humano terceirizado ou próprio e sim da falta ou ausência de mão de obra mais qualificada, seja ela própria ou contratada. Você está muito enganado quando comenta que os petroleiros são sanguessugas, acredito que não conheça ou não faça parte do sistema Petrobras. Para finalizar lhe dou uma sugestão, o atual Governo está abrindo uma série de concursos públicos para a Petrobras, se matricule, faça a prova e passe, senti um pouco de recalque nos seus comentários.
Sou petroleiro aposentado e o dirigente falou besteira mesmo.
Falar que a mão de obra terceirizada não tem qualificação, é uma mentira e não vai ser com concurso público, que vai resolver o problema, pois, quem entra, só quer saber de ter uma mesa, um computador e uma sala de café pra ficar matando hora. Sempre vai ser a infantaria terceirizada, que vai estar no perigo, programados por petroleiros que acabaram de sair da faculdade.
Excelente colocação é exatamente sobre isso!
Cara, você disse tudo, parabéns.
Então juízes são sanguessugas?? Por que eles são concursados. Cuidado com afirmações irreponsaveis, principalmente por que o STF, de maneira acertada, já decidiu pela responsabilização daqueles que ficam propagando discursos de ódio. O que se combate é a terceirização de maneira precária e irresponsável. Em prol da proteção da dignidade da pessoa humana e também do erário.
Os escravocratas da extrema direita sempre com o mesmo discurso de vender o país a preço de banana, a refinaria Landulfo Alves RLAN na Bahia foi vendida apa a ACELEN e aqui não melhorou nada, os terceirizados estão cada dia mais precarizados, vários acidentes acontecendo por diminuição de custos com treinamentos e equipamentos, e ainda por cima, o combustível está mais caro do que a maioria do país, então, pare de falar asneiras.
E vocês sempre defendendo o governo genocida que quer vender o país. Se a iniciativa privada pode faturar muito dinheiro com uma empresa, porque uma gestão bem feita pelo governo não consegue o mesmo?
PT, AR, RAS(recomendação adicional de segurança) e outras avaliações de segurança são feitas por profissionais próprios. Sindicato está é passando pano. Com certeza houve falhas grotestas na liberação desse serviço, falhas da Petrobras.
Alguém tem alguma dúvida de que foi esta fagulha que motivou a explosão? Basta emitir o relatório final da conclusão; não percam tempo com investigação; todos sabem o que e como ocorreu…
O planejamento é feito por próprios e terceirizados (hoje a Petrobrás está com poucos Técnicos de manutenção e de sms próprios e até mesmo os fiscais são terceizados). E a matéria é que está dizendo que a FUP culpa os tercerizados. A FUP representada aí pelo Barcelar na foto está dizendo que é preciso mais técnicos de manutenção e sms próprios não pra retirar emprego de tercerizado, mas para fortalecer as medidas de seguraça no planejamento das atividades (como será executado, qual ferramenta mais adequada, etc). Muitas vezes os tercerizados não tem procedimentos robusto para a execução de certas atividades.… Read more »
Alex bom dia Meu camarada , não e por falha de planejamento ou procedimentos , você sabe perfeitamente que todas terceirizadas cumpre um ritual de documentos incalculável para entrar na área. O que ocorre e que os analistas desses documentos muitas das ocasiões estão com muita carga de trabalho e não tem tempo de analisar com critério rígidos ,A Petrobrás sempre trabalhou com terceirizadas , sempre com ótima parceria o que acontece e que aPetrobra está sem mão de obra não tem concurso várias pessoas aposentaram ou se demitiram não. Tem renovação de quadro Os técnicos da Petrobrás hoje não… Read more »
Como dona da área a responsabilidade da PT são da Petrobras se teve algum erro começou por quem liberou o serviço
Terceizado não libera PT!
Fiscal de escritório sim, libera!
Possivelmente foi um esquerdista maluco que nunca assume seus erros que assendeu um baseado no local de trabalho.
Kkkkkkkkkkkk
Luiz Ricardo vc fala em esquerdista, vai ver q vc nem sabe pq esquerda ou direita, vc pode ter certeza q não foi nenhum dos esquerdista q trocou a refinaria da Bahia pôr jóias cheio de baseado como vc caga aqui, mané