Naturgy
faixa - nao remover

FEIRA NT2E TERÁ RECORDE DE PARTICIPANTES E AMPLIA SUA PROGRAMAÇÃO COM DISCUSSÕES SOBRE TENDÊNCIAS DO MERCADO NUCLEAR

Expectativa total no setor nuclear nacional. Faltam menos de duas semanas para o maior evento do segmento, a feira NT2E, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de maio, no centro de convenções Expomag, no Rio de Janeiro. A edição deste ano promete ser histórica por conta dos números já alcançados até aqui. Ao todo, mais de 2 mil pessoas já se inscreveram para participar dos três dias de programação do evento, que vai reunir os principais nomes da indústria nuclear da América Latina para discutir os rumos e as tendências do setor nos próximos anos.

Esse número já é recorde. Já bate todas as outras edições. Há outros índices expressivos alcançados até aqui: são mais de 137 instituições empresariais, mais de 150 palestrantes, mais de 15 países envolvidos, 30 painéis de discussão e vários side events”, afirmou o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas no site oficial da NT2E.

nt2e-nuclear-trade-technology-exchange-galeria-de-fotos-dia-04-05-2023-18-1O executivo afirma que por mais que seja um evento organizado e idealizado pela a ABDAN, a NT2E está ganhando uma vertente de integração e união com diferentes instituições do setor nuclear. “Uma coisa muito importante nessa edição é que ela preconiza, como sempre fazemos, o cooperativismo entre as instituições. Então, nós teremos o estande da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), teremos a participação da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) e de várias outras instituições. A NT2E vem se consagrar como um grande ponto de encontro do setor nuclear”, acrescentou.

À medida que a feira vai quebrando novos recordes, os organizadores do evento também anunciam mais novidades sobre a programação de debates. No dia 21 de maio, o painel “Projetos de SMRs no mundo” será uma das principais atrações da programação técnica do evento. Reunindo especialistas internacionais, a sessão vai explorar o cenário global dos Small Modular Reactors (SMRs), considerados uma das principais apostas da nova geração da energia nuclear.

mikhail chudakovOs participantes terão a chance de conhecer projetos em andamento na América do Norte, Europa e Ásia, além de debater os avanços tecnológicos e as diversas aplicações desses reatores modulares. O painel de debates será formado por Mikhail Chudakov (foto à esquerda), vice-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA); Orpet Peixoto, vice-presidente do Conselho Curador da ABDAN; Richard Springman, vice presidente de negócios internacionais da Holtec; Carlos Alberto Matias, diretor técnico da AMAZUL; Deng Jian, executivo da CNNC; e Aleksandra Ovcharenko, Diretora Executiva de Projetos da Rosatom.

Ainda no dia 21, o painel “Mercado de Mineração de Urânio no Brasil e no Mundo” será um espaço estratégico de debate sobre o novo momento vivido pelo setor. Com a valorização do urânio como insumo essencial na transição energética, o encontro pretende mapear o redesenho do mercado global e analisar como o Brasil pode ampliar sua atuação, aproveitando seu potencial geológico e a experiência acumulada em tecnologias do ciclo do combustível.

Especialistas nacionais e internacionais vão discutir o cenário de oferta e demanda, as perspectivas de precificação do urânio no médio e longo prazo, e o papel das políticas públicas no fortalecimento da cadeia produtiva. Além disso, o painel destaca a importância da segurança jurídica e regulatória para atrair investimentos e fomentar a internacionalização do setor brasileiro, que busca uma posição de destaque no novo mapa global da energia nuclear. A mesa de discussão será formada por Caio Seabra (ANM), Alexander Boytsov (TENEX), Marcos Lee (ADL Mining), Marcelo Silvestre (Galvani) e Felipe Tavares (INB).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of