FEIRA NT2E TERÁ RODADA DE NEGÓCIOS PARA CRIAR CONEXÕES ENTRE O SETOR NUCLEAR E A CADEIA FORNECEDORA
Além da programação intensa de painéis e discussões, a feira NT2E — o principal encontro da indústria nuclear na América Latina — também contará com um ambiente dedicado à promoção de negócios. Em colaboração com a Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), o Sebrae organizará uma rodada de negócios com foco na qualificação de fornecedores, aproximando pequenas empresas dos grandes protagonistas do setor.
A iniciativa faz parte do Projeto Sebrae de Capacitação de Fornecedores, voltado à preparação de micro e pequenas empresas para atuarem de maneira competitiva em cadeias produtivas de alta complexidade, como a nuclear. Ao longo do evento, os empreendedores terão a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços diretamente a representantes de grandes companhias do setor, ampliando as chances de estabelecer parcerias comerciais.
“Nosso objetivo é garantir que as pequenas empresas estejam preparadas para atender as exigências técnicas e regulatórias do setor nuclear. A rodada de negócios na NT2E é uma oportunidade para criar pontes entre fornecedores locais e demandas reais do mercado”, destaca o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta (foto ao lado). Já o presidente da ABDAN, Celso Cunha (foto principal), disse que a rodada deve gerar conexões qualificadas e “impulsionar o desenvolvimento regional, contribuindo para a interiorização dos investimentos e o fortalecimento da base industrial brasileira”.
A NT2E acontecerá de 20 a 22 de maio, no centro de convenções Expomag, no Rio de Janeiro, reunindo especialistas, autoridades e representantes das principais companhias do setor. A edição deste ano já bateu recordes, com mais de 2.500 participantes inscritos. Estão confirmadas mais de 137 instituições empresariais, mais de 150 palestrantes, representantes de mais de 15 países, 30 painéis temáticos e diversos eventos paralelos.
Como o Petronotícias vem publicando ao longo das últimas semanas, a programação da feira terá também vários painéis de discussão sobre assuntos relevantes da indústria nuclear. Um deles vai debater sobre um tema que está em alta no cenário global: a inteligência artificial. O debate será moderado por Renan Alves, presidente da ABDC, e contará com as participações de Marco Antonio de Almeida Fidos Junior (Atech), Donato Silva (Volt Robotics), Gustavo Brito (Stefanini) e Marcos Medeiros Raimundo (Unicamp).
Para os especialistas que estarão presentes na NT2E, a transição energética e a transformação digital não podem caminhar separadas. “A segurança de dados, a soberania digital e a eficiência dos sistemas de IA dependem diretamente da confiabilidade da infraestrutura elétrica — e é aí que entra o papel do nuclear. Os pequenos reatores modulares (SMRs), em especial, são vistos como ideais para fornecimento energético a polos industriais e tecnológicos, combinando estabilidade, previsibilidade e zero emissão de carbono”, acrescenta Celso Cunha.
Deixe seu comentário