FERNANDO DE NORONHA AUMENTA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA SOLAR
O arquipélago Fernando de Noronha é um dos destinos turísticos com que os brasileiros mais sonham visitar. Sua distância de 540 quilômetros da costa brasileira fazem do lugar praticamente intocado pelos humanos, mantendo uma beleza natural ímpar. No entanto, tal distanciamento gera desafios para o fornecimento de energia elétrica, motivo pelo qual o grupo Neoenergia passou a investir em soluções solares para geração e distribuição na ilha.
Em julho do ano passado, o arquipélago inaugurou sua primeira usina solar fotovoltaica – Noronha I – com tecnologia WEG. A parceria entre a WEG com a Neoenergia deu tão certo que o grupo esá finalizando a planta Noronha II, com sistema completo de usina solar fotovoltaica de 550,8 kWp. Ao todo, a usina usa 1.836 módulos de silício policristalino de 300 Wp, 18 inversores fotovoltaicos de 27,6 kW, estrutura metálica de suporte, sistema de supervisório e quadros.
Atualmente, Fernando de Noronha tem seu abastecimento feito através de usina térmica a diesel e o avanço da utilização de energia solar representará uma economia de 400 mil litros de diesel por ano. Somadas, as duas usinas solares passarão a representar 10% de toda a energia consumida no arquipélago.
O empreendimento só foi possível com uma parceria entre o Governo de Pernambuco, Administração da Ilha e a Companhia Energética de Pernambuco, e foi viabilizada pelo Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Deixe seu comentário