FIM DA PANDEMIA FAZ TECON DO RIO GRANDE CRESCER 44% EM RELAÇÃO A 2022 REGISTRANDO UM AUMENTO DE EXPORTAÇÕES | Petronotícias




faixa - nao remover

FIM DA PANDEMIA FAZ TECON DO RIO GRANDE CRESCER 44% EM RELAÇÃO A 2022 REGISTRANDO UM AUMENTO DE EXPORTAÇÕES

WSA Wilson Sons registrou no Tecon Rio Grande (RS), em julho, um crescimento de 44% na comparação com igual período de 2022, totalizando 49,1 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Nas exportações, houve aumento de 83%, com mais escalas de navios e maior volume de produtos como tabaco e resinas. Já as importações cresceram (38%) devido ao aumento de confiabilidade das escalas dos armadores e volumes maiores de químicos e resinas. Com a normalização dos gargalos causados pela pandemia no transporte marítimo global, os exportadores estão sendo beneficiados com custo menor de frete e serviços mais regulares, facilitando o aumento de volumes. O crescimento da agricultura no Brasil também favorece terminais como o Tecon Rio Grande.

O transbordo e a remoção também cresceram (38%) em julho no Tecon Rio Grande, principalmente devido ao aumento no transbordo de cargas de/para os mercados darodrigo Costa Leste dos Estados Unidos e da Costa Oeste da América do Sul. Já a navegação interior apresentou alta de 32% com volumes maiores de resinas. Rodrigo Velho, diretor comercial do Tecon Rio Grande, explica que “O crescimento da nossa movimentação está muito pautado pelo aumento nas exportações, mas também das importações e da navegação interior. Um dos principais motivos é a recuperação expressiva do market share de cargas gaúchas. A paulatina retomada da confiabilidade das escalas também gerou redução de cancelamentos de escalas e melhora nos congestionamentos nos portos estrangeiros. Em julho, os cancelamentos reduziram 82% e, no ano, 76%. Além disso, estamos com um maior reposicionamento de contêineres vazios, o que nos permite também praticar conteinerização de cargas como tabaco, madeira, arroz, entre outros.”

Os produtos de exportação, o tabaco, que em julho teve aumento de 153%, e 20% no ano. Outros resultados expressivos em

Tecon Salcador

Tecon Salcador

julho são os do arroz, com crescimento de 168% (66% no ano); da carne suína, com 140% (62% no ano); da madeira, com 95% (63% no ano); de resinas, com 86% (26% no ano); e móveis, com 44% (8% no ano). “Este cenário de aumento de escalas nos permite maior número de transbordos, que no ano já foram 57 escalas a mais do que no mesmo período de 2022. A nova linha para o Norte da Europa também ajudou a alavancar esse desempenho, dando maior capacidade e menor transit time para o mercado gaúcho,” disse Rodrigo.

A Wilson Sons, na movimentação total de contêineres, incluindo Tecon Rio Grande e Tecon Salvador, registrou em julho umrbcoa aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2022. A companhia movimentou 83,3 mil TEUs, contra 68,2 mil TEUs em julho do ano passado. O Tecon Salvador  movimentou em julho 34,3 mil TEUs, uma alta de 0,5% ante ao volume do mesmo mês do ano passado, com as exportações crescendo 6% (aumentaram os volumes de frutas e minérios). No terminal baiano, o transbordo e a remoção aumentaram 48%, principalmente devido ao aumento do transbordo de cargas provenientes da Árabia Saudita, do Marrocos e do porto de Vitória, assim como dos volumes destinados à China, Argentina e ao porto de Itapoá (SC). Outro destaque dos dados operacionais no mês passado foi a divisão de rebocadores da Wilson Sons. Foram realizadas 5.035 manobras portuárias no período, uma alta de 10% em relação a julho de 2022. As manobras aumentaram, principalmente, pelo aumento na quantidade de navios transportando carga conteinerizada, minério de ferro, grãos e petróleo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of