FINEP DIVULGA LISTA DE EMPRESAS APTAS À PRÓXIMA ETAPA DO INOVA PETRO
A Finep, presidida por Glauco Arbix (foto), divulgou esta semana a lista das empresas que continuam no edital do Programa Inova Petro. O programa faz parte de uma iniciativa conjunta da FINEP e do BNDES, com o apoio técnico da Petrobrás, e será responsável por incentivar a indústria de óleo e gás com R$ 3 bilhões até 2017.
Na lista divulgada, 17 cartas de manifestação de interesse foram aprovadas, além de três aprovadas parcialmente, considerando que cada carta poderia conter mais de um projeto. Ao todo, são 31 projetos aprovados nessa etapa.
Como o setor de petróleo e gás é estratégico para o país e demanda tecnologia de ponta, há necessidade de se ter mais empresas brasileiras para atuarem no desenvolvimento de inovações. E o Programa Inova Petro, com suas características, pode oferecer embasamento às empresas selecionadas. Não por acaso, um dos objetivos do programa é a contribuição para a política de aumento de conteúdo local e para a competitividade e sustentabilidade da cadeia de fornecedores nacional.
No encerramento da primeira etapa do edital do programa, ocorrido em 30/11/2012, as três organizadoras – FINEP, BNDES e Petrobrás – receberam uma demanda de R$ 2,8 bilhões por meio de 38 Cartas de Manifestação de Interesse e 62 proposições. Os recursos demandados neste primeiro edital representam 93,3% do valor disponibilizado pela FINEP e pelo BNDES para os cinco anos do programa.
Deixe seu comentário