FINLÂNDIA TESTA UM ROBÔ CONSTRUÍDO POR UMA EMPRESA SUIÇA EM TÚNEL DO DEPÓSITO SUBTERRÂNEO DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR
Um robô de quatro patas projetado para operação autônoma em ambientes desafiadores foi testado a uma profundidade de mais de 400 metros nos túneis do depósito subterrâneo de combustível nuclear usado em Onkalo, perto de Olkiluoto, na Finlândia. Uma equipe de pesquisa liderada pela empresa suíça ANYbotics visitou Olkiluoto para testar a funcionalidade de seu robô ANYmal em instalações subterrâneas. O teste foi organizado pela Euratom – a Comunidade Europeia da Energia Atómica – em conjunto com a empresa finlandesa de gestão de resíduos radioativos Posiva Oy. O robô ANYmal está em desenvolvimento há muitos anos. As raízes da empresa ANYbotics brotaram desde o Instituto Suíço de Tecnologia, EHT. Um grupo de pesquisadores da instituição de ensino construiu o primeiro robô quadrúpede em 2009, e a ANYbotics foi fundada para a comercialização dessa tecnologia em 2016.
O robô ANYmal usa sensores laser e câmeras para observar o ambiente e pode localizar sua própria posição com muita precisão. Ao combinar dados de observação com dados de localização – como um mapa ou dados de varredura de área – ele pode planejar sua rota de navegação de forma independente, quando necessário. A Posiva disse que Onkalo ofereceu uma estrutura única para o robô se mover, observando que existem túneis em outras partes do mundo, mas nenhuma outra instalação de eliminação subterrânea foi construída ainda. Durante o teste, o robô – medindo 93cm de comprimento, 53cm de largura e 89cm de altura e pesando cerca de 50kg – percorreu os túneis de Onkalo durante cerca de duas horas. Com uma bateria totalmente carregada, o robô pode operar por até 2 horas. O objetivo era testar até que ponto o robô pode viajar nas condições de Onkalo com uma carga e se há algum terreno no túnel onde o robô não seria capaz de avançar.
Para o teste, o robô percorreu primeiro a rota planejada por controle remoto e digitalizou o mapa em seu sistema interno. No teste em si, o robô se moveu ao longo da rota escaneada de forma autônoma, embora o tempo todo na linha de visão da equipe de pesquisa. Também estava disponível para controle remoto a qualquer momento, por exemplo, em caso de perigo. Várias funções de segurança foram programadas no robô. Por exemplo, ele contornou os obstáculos do percurso a partir de uma certa distância de segurança e parou quando algo entrou na sua área de segurança. Os robôs também podem ser usados em operações de resgate e na indústria. Podem ser equipados com diversos dispositivos para diferentes tarefas, como câmeras ópticas e térmicas, microfones, detectores de gás ou radiação.
É um trabalho muito significativo