FIRJAN APRESENTA DEBATE SOBRE GÁS DE XISTO
Em comemoração ao dia da indústria, o Sistema Firjan promoverá, no dia 23 de maio, o debate “Os impactos do shale gas na matriz de custos da indústria americana e seus efeitos sobre a competitividade global e brasileira”, dentro do evento “Indústria do Futuro, Futuro da Indústria”, que será realizado na sede da federação.
O debate será apresentado pelo diretor da divisão de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Energy Information Administration (EIA), Michael Schaal (foto), que abordará a relação entre a competividade da indústria americana e os menores preços do gás de xisto, e pelo vice-presidente da empresa de consultoria IHS na América Latina, Robert Fryklund, que falará sobre as estratégias adotadas pelas indústrias europeias para contornar os impactos sofridos em sua competitividade.
Também estarão presentes ao debate o diretor-presidente da Braskem, Carlos Fadigas, o diretor da Energia do Rio, Luiz Carlos Costamilan, e o presidente do Conselho Empresarial de Energia do Sistema Firjan, Armando Guedes. Fadigas focará nas consequências que os menores preços do gás nos Estados Unidos geram na competitividade da indústria brasileira e nas alternativas para reduzir o custo do gás para as indústrias no curto e no médio prazo.
O evento é gratuito, com vagas limitadas, e as inscrições devem ser feitas antecipadamente. Mais informações podem ser obtidas através do site da Firjan.
Infelizmente ninguém do Governo estará presente!