FIRJAN COMEMORA REALIZAÇÃO DO LEILÃO DA 5ª RODADA COM TODAS AS ÁREA COMERCIALIZADAS EM ÁREAS DO RIO DE JANEIRO
A continuidade da realização dos leilões de petróleo e o sucesso de participação dos investidores estrangeiros destacam o grande potencial e competitividade do Pré-Sal brasileiro frente a outras reservas no mundo. Foi assim que a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro viu a realização do leilão da 5ª Rodada do pré-sal, em que todas as áreas foram arrematadas e se encontram em águas fluminenses, o que reforça a posição do estado como protagonista no mercado de petróleo e gás natural. A Firjan considerou que esta Rodada foi destaque por uma combinação de fatores, como 100% de arremate das áreas, arrecadação de bônus de assinatura total de quase R$ 7 bilhões, participação das empresas estrangeiras e novidades em relação à participação da Petrobrás, que só usou o direito de preferência como operadora na área Sudoeste de Tartaruga Verde e apresentou o único lance para esta área, sendo vencedora.
Como resultado do leilão, os investimentos comprometidos por todas as operadoras devem ultrapassar o montante de 300 milhões de dólares nos próximos 7 anos, acredita a federação que espera que para o mercado se reflita em contratações de sísmica, afretamento e operação de embarcações especiais e construção de poços, sendo que para cada área arrematada, no mínimo, um poço exploratório deverá ser obrigatoriamente perfurado.
Os investimentos iniciais são somente para a fase exploratória, antes da declaração de comercialidade. Há sempre grande expectativa para antecipação da produção do primeiro óleo, em um cenário favorável de preços da commodity, para que se possa tanto acelerar o retorno do capital inicial empreendido e também os efeitos para a indústria, governo e sociedade, em encomendas, arrecadação de participações governamentais, geração de empregos e renda.
Deixe seu comentário