FIRJAN PREVÊ QUE NOVAS PLATAFORMAS NA COSTA DO RIO DE JANEIRO VÃO GERAR ATÉ 21 MIL POSTOS DE TRABALHO
A nova frota de navios-plataformas que entrará em operação na costa do Rio de Janeiro nos próximos anos ajudará na criação de até 21 mil empregos diretos e indiretos. A previsão é da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e consta no recém-lançado Anuário de Petróleo no Rio 2023. De acordo com a publicação, até 2028, entrarão em operação 23 novas plataformas de produção no país. Desse total, 19 unidades serão alocadas no estado do Rio. As outras quatro ficarão distribuídas com uma em São Paulo e uma no Espírito Santo, em 2025, e duas no estado de Sergipe, em 2027.
Nas contas da Firjan, entre 2023 e 2028, serão criados cerca de 21 mil postos de trabalho, sendo 6.900 diretos nas plataformas e 13.800 indiretos nos diversos segmentos da cadeia produtiva. Os segmentos que serão beneficiados com as novas vagas são: apoio marítimo, manutenção e reparo, escoamento da produção, reposição de equipamentos e peças, operações portuárias e bases de apoio, e transporte de passageiros, entre outras atividades.
Entre 2023 e 2025, serão 13 plataformas, com 3.900 novos postos de trabalho diretos e 7.800 indiretos. E, entre 2026 e 2028, mais 10 novas plataformas, com 3 mil novos postos diretos e 6 mil indiretos.
Ainda de acordo com a Firjan, os salários médios de admissão do setor de Extração de Petróleo e Gás alcançam R$ 13.685, segundo levantamento com dados do Caged. “Agora é hora de se preparar para conquistar uma oportunidade de trabalho. É um mercado que exige bastante conhecimento técnico e a Firjan SENAI tem turmas abertas para capacitar o público interessado em ingressar ou se especializar em petróleo ou áreas de atuação transversais dessa indústria”, destacou o especialista em Petróleo, Gás e Naval da federação, Savio Bueno.
De acordo com levantamento de vagas da Firjan, em 2022 as principais formações profissionais demandadas pelas empresas que atuam no mercado de petróleo, para o nível superior foram: Engenharia Mecânica, Química e Elétrica, Administração, Economia e Contabilidade. Já em nível técnico, se destacaram Mecânica, Eletrônica, Mecatrônica, Automação e Elétrica.
A Firjan SENAI possui mais de 200 cursos relacionados ao mercado de óleo e gás, visando a habilitação técnica em aprendizagem industrial. São cursos de Aperfeiçoamento – Especialização, Iniciação e Qualificação Profissional. No momento, há 19 cursos técnicos com turmas abertas: Automação, Mecatrônica, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica, Soldagem, Petroquímica, Segurança do Trabalho, Instrumentista Industrial, Automação, Controladores Lógicos, Redes Industriais, Sistemas de Segurança, Mecânico de Manutenção, Pintor Industrial, Inspetor de Soldagem, Mergulho Raso, Corte e Soldagem Subaquática e Treinamento em ROV. Mais informações em www.firjansenai.com.br
Mais emprego para os brasileiros! Devemos pensar que estava tudo parado e agora podemos dizer que está normalizando para todas as classes e categorias sem ecessão, parabéns para o governo e toda sua equipe!
Estávamos precisando desse pensar dessa posição nesse exato momento tudo está voltando !!!
Quem rouba não trabalha quem trabalha alegra a ser e a todos e assim precisa ser 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏!!
Realmente, tudo voltou! Só a Petrobrás já está com déficit de 48 Bilhões. Graças ao governo da República do Amor.