FIRJAN VAI À OTC HOUSTON PARA DIVULGAR O RIO DE JANEIRO COMO MERCADO ATRATIVO PARA INVESTIMENTOS EM ENERGIA
A OTC Houston 2025 entra em seu segundo dia de programação para mais uma agenda intensa de palestras e reuniões de negócios. Na estreia do evento, a participação brasileira foi destaque. Aliás, o Brasil conta com a maior delegação internacional da feira: são mais de 1500 participantes. Diversas empresas e entidades do país estão aproveitando o evento para fomentar novos negócios. Uma delas é a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O presidente da entidade, Luiz Césio Caetano, lidera um grupo de empresários fluminenses e técnicos da federação com o objetivo de promover o potencial energético fluminense e apresentar os principais projetos de inovação e tecnologia desenvolvidos pelo sistema Firjan SENAI SESI voltados para os segmentos de petróleo, gás e energias offshore.
“O Rio se distingue do restante do país, não apenas por ser o principal estado produtor de petróleo e gás, como por agregar no estado diferentes oportunidades nos mercados de energia, para os quais a Firjan continuamente suporta com desenvolvimento tecnológico, por exemplo, por meio dos nossos Institutos de Tecnologia e Inovação da Firjan SENAI e SESI. E, para atrair investimentos e mostrar ao mundo nossas capacidades, a parceria com a APEX é fundamental”, afirmou Luiz Césio Caetano.
Além da cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil, os representantes da Firjan participarão da BRATECC Brazil Energy e de visitas técnicas a centros de pesquisa e inovação no estado do Texas. Ainda no Pavilhão, a entidade fará uma nova apresentação do Painel de Projetos de Energia no Rio. “Nessa atualização, além da visão dos projetos em andamento e potenciais nos mercados de energias, apresentamos uma visão estimada dos investimentos no Rio em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, a partir da Cláusula de PD&I dos contratos de produção, os quais apontam as principais tendências nesses mercados”, destaca a gerente de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, Karine Fragoso.
A comitiva também conta com a presença do presidente do Conselho Superior da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, dos vice-presidentes Raul Sanson e Henrique Osório, além do diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis. Durante os quatro dias de evento, a federação participa das atividades no Pavilhão Brasil — espaço organizado pela APEX Brasil em colaboração com a Abimaq —, onde apresenta internacionalmente seus serviços nas áreas de capacitação profissional e desenvolvimento tecnológico.
A abertura do Pavilhão Brasil no primeiro dia de feira foi um dos pontos altos da programação da OTC. A cerimônia reuniu vários nomes de peso da indústria petrolífera, incluindo Sergio Bacci, presidente da Transpetro; Thiago Prado, presidente da EPE; Cynthia Silveira, Diretora Executiva da ONIP; Tabita Loureiro, presidente PPSA; Roberto Ardenghy, presidente do IBP; Renata Baruzzi, Diretora de Engenharia da Petrobrás, entre outros.
Considerada a maior feira global do setor de energia, a OTC conta com a participação de 31 empresas brasileiras, coordenada pela ApexBrasil em parceria com a Abimaq, por meio do projeto Brazil Machinery Solutions. Em colaboração com o IBP, também foi realizada a sessão “Brasil na OTC”, que abordou o futuro da matriz energética nacional. A presença brasileira ganha destaque nesta edição com o reforço à indústria nacional de máquinas, equipamentos, energia e setor marítimo. O foco é ampliar a atuação do setor de óleo e gás, com geração de empregos e estímulo à indústria local.
Deixe seu comentário