FONTE SOLAR CHEGOU AO PATAMAR DE 30 GW DE POTÊNCIA INSTALADA NO BRASIL
A energia solar no Brasil ultrapassou a marca de 30 gigawatts (GW) de potência instalada, somando usinas de grande porte e também os sistemas de geração distribuída. O dado foi divulgado nesta semana pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Assim, a fonte passa a responder por cerca de 13,7% da matriz elétrica brasileira. Em maio, a fonte solar cresceu 2 GW, passando de 28 GW em abril para os 30 GW em maio. Desde 2012, foram cerca de R$ 150,7 bilhões em novos investimentos dentro do setor fotovoltaico. O segmento contribuiu ainda com mais de R$ 45,8 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e cerca de 912 mil empregos acumulados.
Também nesta semana, a Absolar também divulgou que a geração distribuída por meio de sistemas fotovoltaicos chegou ao patamar de 21 GW de potência instalada no país. O Brasil possui atualmente mais de 1,9 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental para cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras.
“A fonte solar é uma alavanca para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do país. Em especial, temos uma imensa oportunidade de uso da tecnologia em programas sociais, como casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, na universalização do acesso à energia elétrica pelo programa Luz para Todos, bem como no seu uso em prédios públicos, como escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias, bibliotecas, museus, parques, entre outros, ajudando a reduzir os gastos dos governos com energia elétrica para que tenham mais recursos para investir em saúde, educação, segurança pública e outras prioridades da sociedade brasileira”, disse o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia.
Deixe seu comentário