FONTE SOLAR RESPONDERÁ POR 4% DA MATRIZ ENERGÉTICA NACIONAL EM 2024
O governo vem investindo em leilões de fontes renováveis de energia para diversificar a matriz energética nacional. O movimento é uma tendência entre economias emergentes, mas os níveis que estão sendo alcançados pelo país já vêm saltando aos olhos. Segundo o Plano Decenal de Energia Elétrica 2024 (PDE 2024), na próxima década, a potência instalada de eletricidade a partir do sol representará quase 4% da potência total brasileira. Hoje em dia, apenas 0,02% da potência elétrica do país vem da energia solar.
Podemos então esperar por cada vez mais leilões solares, como também de outras fontes renováveis, já que o PDE 2024 prevê uma participação de 28% na matriz energética para a fonte solar fonte solar somada ao segmento da eólica, biomassa e das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Atualmente, somados, os segmentos totalizam 17% da matriz energética nacional.
As hidrelétricas, excetuando PCHs, se manterão no topo da lista de gerador de energia na matriz nacional, responsável por 53% da potência instalada em 2024, seguida da eólica, com 11,5%.
Deixe seu comentário