FONTES RENOVÁVEIS DEVEM SUPERAR NUCLEAR E GÁS NATURAL EM 2016
Em seu relatório anual, a Agência Internacional de Energia (AIE) informou que a geração de energia a partir de usinas hidrelétricas, eólicas, ??solares e outras fontes renováveis em todo o mundo vai ultrapassar a de gás e ser o dobro da nuclear até 2016. De acordo com o relatório, apesar de um contexto econômico difícil, o uso da energia renovável deve aumentar em 40% nos próximos cinco anos. Até 2018, a participação das fontes não-hídricas, como eólica, solar, geotérmica e bioenergética na geração total de energia vai dobrar, chegando a 8%.
A diretora-executiva da AIE, Maria van der Hoeven (foto), disse que, à medida que os custos continuam a cair, as fontes de energia renováveis ??se sustentam por seus próprios méritos contra nova geração de combustíveis fósseis. Para Hoeven, o sistema global de energia precisa se tornar mais limpo e mais diversificado. A diretora ainda alertou que a incerteza política é o inimigo público número um para os investidores, pois, apesar de não necessitarem mais de incentivos econômicos elevados, as energias renováveis precisam de políticas de longo prazo que ofereçam um mercado previsível e confiável e um quadro regulamentar compatível com os objetivos da sociedade.
Mesmo que o papel das energias renováveis ??aumente em todos os setores, a AIE adverte que o desenvolvimento renovável está enfrentando desafios mais complexos, especialmente na arena política. Em vários países europeus com economias estagnadas e demanda de energia, o debate sobre os custos das políticas de apoio às energias renováveis ??está aumentando, enquanto os subsídios aos combustíveis fósseis em todo o mundo são cerca de seis vezes maiores do que os incentivos econômicos para as energias renováveis.
Deixe seu comentário