FONTES RENOVÁVEIS JÁ RESPONDEM POR 82,8% DA ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL
A matriz energética brasileira sempre foi uma das limpas do mundo e continua galgando degraus nesse caminho, principalmente pelo extenso parque de geração hidrelétrica. É neste cenário que se enquadra um novo levantamento do Ministério de Minas e Energia, que avaliou em 82,8% a participação das fontes renováveis no abastecimento de energia elétrica do País em abril. O volume indicado demonstra um salto significativo em relação ao mesmo período de 2015, quando a geração renovável respondeu por 75,5% do total nacional.
As principais responsáveis pela conquista são as fontes de geração hidráulica, eólica e por biomassa, sendo que a primeira delas está na liderança disparada, respondendo por 69,5% da matriz nacional em abril, ante 64% no mesmo mês do ano passado. Já a eólica, passou de 3,5% para 4,6%, enquanto a biomassa foi de 8% para 8,7%. A nuclear passou sem grandes alterações, de 2,4% para 2,5%.
Os combustíveis fósseis, por consequência, tiveram sua participação reduzida em relação a 2015, com a maior queda sendo na geração a partir do gás natural, que passou de 12,9% para 8% do total gerado. Depois vieram as usinas a base de derivados de petróleo, que caíram de 4,2% para 2,1%, seguidas por carvão, que passou de 3,1% para 2,8% e gás industrial, que foi de 2% a 1,7%.
Deixe seu comentário