FORÇA AÉREA BRASILEIRA ORGANIZA SIMPÓSIO SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SENSORIAMENTO REMOTO APLICADA EM DEFESA
A Força Aérea Brasileira (FAB) vai realizar, de 2 a 5 de dezembro, o 10º Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA 2020). O tema deste ano é “Sensoriamento Remoto e Inteligência Artificial: como computação e crowdsourcing serão o futuro das tecnologias aeroespaciais”. O evento, que será totalmente on-line, ,0é uma realização do Instituto de Estudos Avançados, é incentivado pelo Ministério da Defesa e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e, ainda, tem como parceiro técnico-científico o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Em 2019, o simpósio alcançou aproximadamente 200 mil pessoas nas redes sociais e foi acompanhado em mais de 20 cidades no Brasil e em países na América do Sul, Europa e Estados Unidos. Para o evento presencial, participaram mais de 500 inscritos, dos mais diversos segmentos da sociedade, assim como palestrantes brasileiros e estrangeiros, além do envolvimento de 15 empresas apoiadoras nacionais e internacionais. Em 2019, o simpósio alcançou aproximadamente 200 mil pessoas nas redes sociais e foi acompanhado em mais de 20 cidades no Brasil e em países na América do Sul, Europa e Estados Unidos. Para o evento presencial, participaram mais de 500 inscritos, dos mais diversos segmentos da sociedade, assim como palestrantes brasileiros e estrangeiros, além do envolvimento de 15 empresas apoiadoras nacionais e internacionais.
O Simpósio reunirá organizações civis, como MundoGEO, parceiro para a divulgação do evento na sociedade civil em diversas áreas que envolvem o uso de sensoriamento remoto, como: geointeligência, geotecnologias, agronegócio, sistemas de vigilância, mapeamento urbano e ambiental, entre outros; Igloo.Network, parceiro para prospecção de startups brasileiras inovadoras atuantes no mercado nacional; e IEEE GRSS & ISPRS, uma das maiores Sociedades Internacionais de pesquisa em Sensoriamento Remoto, bem como militares, as quais representam os diferentes setores do governo, da academia, da indústria e da sociedade. A programação completa pode ser acessada pelo site do Simpósio (clique aqui), onde as inscrições podem ser realizadas.
De acordo o membro da Comissão Organizadora, Tenente-Coronel Aviador Rafael Paes(foto), a maior expectativa para esta edição do Simpósio é o potencial de abrangência e alcance de público: “O Simpósio tem por finalidade estimular a integração da quádrupla hélice, academia, governo, indústria e sociedade, na área de sensoriamento remoto por meio de discussões nos níveis: decisão, técnico-científico, operacional e de mercado/industrial.” Ele disse ainda que será uma oportunidade para profissionais da área conhecer as tendências tecnológicas baseadas em imagens para a Mobilidade Aérea Urbana e observar soluções inovadoras de startups do mercado brasileiro para a integração de sistemas inteligentes: “o público poderá participar das discussões sobre como contribuir para o desenvolvimento de Inteligência Artificial sem a necessidade de saber programar uma linha de código sequer.”
Deixe seu comentário