FORMIGLI APONTA CHEGADA DE NOVAS UNIDADES PARA EVITAR PARADAS EM PLATAFORMAS
Por Daniel Fraiha e Davi de Souza –
A Petrobrás deve manter em linha com 2013 a quantidade de paradas para manutenção de suas plataformas ao longo deste ano, mas a busca por mais Unidades de Manutenção e Serviço (UMS) tem sido uma escolha para evitar ao máximo a interrupção da produção o quanto for possível. O diretor de exploração e produção da Petrobrás, José Miranda Formigli, afirmou que a estatal deverá chegar ao fim do ano com oito embarcações do tipo, que servem para realizar serviços e reparos nas plataformas diretamente nas locações onde elas se encontram.
“Está chegando a quinta agora. Se vocês olharem para a Baía de Guanabara, vão ver. Além dela, virão mais três até dezembro, para ganharmos o máximo sem que sejam necessárias tantas paradas”, afirmou durante entrevista coletiva, na sede da empresa.
Formigli ressaltou que o orçamento da área de E&P ficou bem parecido com o do ano passado, então a quantidade de poços a serem perfurados deve ser mantida nos mesmos níveis, mas com um foco maior no desenvolvimento da produção.
“Esse ano temos muita completação de poços, assim como muito owrk-over. É um processo natural, a fase seguinte do desenvolvimento da produção”, disse.
O executivo negou que tenha havido queda na produção da Bacia de Campos, como foi divulgado recentemente, mas disse que houve o fechamento de poços relativos a uma transferência de um FPSO, que foi substituído por duas plataformas, lembrando ainda que novas unidades entrarão em atividade este ano.
“A P-58 vai entrar em produção agora, no final de março, e a P-62 e a P-61 no segundo semestre”, afirmou.
No lugar de P-51 leia-se P-61 TLWP de Papa-Terra.