FORNECEDORES DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS ESPERAM MELHORA NO CENÁRIO E PREVEEM CRESCIMENTO DE 5% EM 2017
O cenário ainda está longe de ser animador para a indústria de fornecedores de máquinas e equipamentos no Brasil, mas a associação que reúne as empresas do setor, a Abimaq, acredita que o horizonte esteja começando a clarear. É o que indica a previsão da entidade para 2017, com a expectativa de uma alta de até 5% no faturamento, caso não haja novos sobressaltos políticos.
Se o quadro esperado se concretizar, será uma vitória importante para essa indústria, que viu seu faturamento cair 24,3% em 2016, na maior retração desde 1999, quando foi feito o primeiro levantamento de dados do segmento.
Na visão do presidente da Abimaq, João Carlos Marchesan (foto), ainda não houve o movimento da retomada, mesmo com o breve crescimento apresentado em dezembro, de 0,6%, mas ao menos o faturamento do setor parou de cair. O maior risco apontado é a possibilidade de as delações da Odebrecht mexerem muito com a estrutura política nacional, o que poderia derrubar novamente as perspectivas de recuperação devido à instabilidade.
Enquanto isso, a ociosidade da indústria como um todo ainda segue na cada dos 40%, o que indica que, mesmo com o reaquecimento da economia, dificilmente haverá expansões ou construções de novas fábricas.
Nós profissionais na área industrial neste segmento, estamos ansiosos para esta alavancada.