faixa - nao remover

FORNECIMENTO DE ENERGIA NA EUROPA É RETOMADO GRADUALMENTE EM MEIO A MISTÉRIO SOBRE A ORIGEM DO BLECAUTE

2025-04-28T162558Z_1_LYNXMPEL3R0SB_RTROPTP_4_CHINA-SPAIN-1O mundo acompanha os desdobramentos de um blecaute que atingiu alguns países da Europa nesta segunda-feira (28). Os principais atingidos foram Espanha e Portugal, na Península Ibérica, onde vivem mais de 50 milhões de pessoas. No início da noite de hoje, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmou que a operadora da rede elétrica nacional já restabeleceu o fornecimento de eletricidade para cerca de metade do país. O anúncio foi feito durante um pronunciamento pela TV. Há a expectativa de que o abastecimento de energia seja totalmente normalizado amanhã (29). Apesar de ter sido um evento de grandes proporções, autoridades espanholas e portuguesas ainda não confirmaram qual teria sido a causa para o apagão.

O primeiro-ministro espanhol disse que nenhuma hipótese está descartada. Mais cedo, a concessionária portuguesa emitiu um comunicado alegando que o blecaute teria sido causado por oscilações de tensões na rede espanhola.

Com esta oscilação, os sistemas de controle e proteção das centrais portuguesas desligaram, dando origem ao apagão. Perante esta situação, Portugal recorreu, inicialmente, a sua capacidade de arranque em black start (colocação em funcionamento de centrais de forma autônoma a partir de ausência total de energia) na central a gás da Tapada do Outeiro, o que permitiu repor a energia em áreas do Grande Porto”, disse a REN em comunicado.

Às 22h do horário local (18h no horário de Brasília), a operadora portuguesa anunciou que já tinha conseguido fazer chegar a energia a 85 das suas 89 subestações e estações de corte, no âmbito da operação de reenergização do sistema elétrico nacional. “Nesta altura estão já ligados a rede cerca de 2,5 milhões de consumidores“, declarou a companhia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of