faixa - nao remover

FORSHIP AVALIA EUROPA COMO DESTINO DE NOVA FILIAL E APRESENTARÁ CRESCIMENTO EM CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DURANTE RIO OIL & GAS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

fabiotarja

Fabio Feres, presidente das Forship

A Rio Oil & Gas começou na manhã desta segunda-feira (24) e, com ela, se deu início a uma maratona de contatos entre executivos do setor em busca de novos negócios. É o caso da empresa Forship, que vai aproveitar a feira para apresentar seu crescimento no setor de construção e montagem. A companhia nasceu com especialização em comissionamento, mas ao longo dos anos foi diversificando sua atuação. “A carteira de serviços em construção e montagem tem crescido acentuadamente e nos dois últimos anos já chega a 50% do faturamento do grupo, demonstrando a consolidação de um novo perfil“, afirmou o presidente da empresa, Fabio Fares. A expectativa da empresa é de fechar novos negócios e também expandir sua atuação internacional. Neste sentido, o braço de tecnologia da informação (TI) da Forship, a HMS Web, vai ganhar uma nova filial no exterior. Anteriormente, já estava definido que a nova unidade seria em Houston, mas a Europa também entrou no radar da companhia, conforme explicou o diretor da HMS Web, Luciano Gaete.

O que a empresa vai apresentar na feira?

Fabio – Basicamente, queremos destacar dois pontos. O primeiro, o crescimento da empresa em serviços de construção e montagem e, o segundo, os avanços tecnológicos concentrados no software HMS Web. A nossa empresa é conhecida por ter sido pioneira em engenharia de comissionamento e pela criação de um software de gestão. A Forship tem hoje uma carteira distribuída de serviços onde 30% é comissionamento, 30% construção e montagem, 30% operação, manutenção e modificações, e 10% consultoria.

Em termos de faturamento, qual a importância do segmento de construção e montagem para a Forship?

Fabio – A carteira de serviços em construção e montagem tem crescido acentuadamente e nos dois últimos anos já chega a 50% do faturamento do grupo, demonstrando a consolidação de um novo perfil.

Além de construção e montagem, qual será o outro foco da companhia na Rio Oil & Gas?

Luciano – Além disso, temos os avanços tecnológicos, porque a gente tem conseguido fazer com que os demais serviços, especialmente em construção e montagem, tenham excelência. Isso se deve à metodologia e aos sistemas de gestão. Nesse sentido, o HMS Web tem papel fundamental. O HMS nasceu para atender o processo de comissionamento e se expandiu também para atender os projetos de construção e montagem. Ele ganhou um conjunto maior de funcionalidades para compreender a construção e montagem do ciclo EPC como um todo. O HMS Web é o principal produto da HMSWeb Tecnologia, braço de TI do Grupo Forship, fundada em 2006.

Qual a expectativa da Forship com a feira?

Fabio – Eu diria para você que estou apreensivo. Essa será a primeira Rio Oil & Gas dentro de outro cenário no Brasil. A gente teve uma mudança de governo recente sem eleição. Este não foi um processo onde o presidente foi eleito a partir de um programa e isso me deixa apreensivo. Mas temos a maior riqueza, que é o pré-sal. Isso vai atrair empresas de todo o setor. A expectativa é muito grande em relação ao desenvolvimento de negócios com empresas internacionais. Somos muito internacionalizados, com subsidiárias fazendo negócios no exterior.

Quais são os principais contratos da companhia no exterior?

Luciano – Um dos maiores projetos da HMS é no Canadá, numa usina de processamento de níquel. É um projeto que envolve mais de 140 mil equipamentos em funcionamento.

E como estão os planos de abrir uma filial da empresa em Houston, nos EUA?

Luciano Gaete, diretor da HMS Web

Luciano Gaete, diretor da HMS Web

Luciano – Os planos continuam, mas estamos fazendo uma reavaliação se a nova filial será aberta em Houston ou na França ou na Bélgica. Continuamos seguros nos planos de internacionalização da HMS Web.

Fabio Nós estamos comparando a Europa com Houston. Está tudo encaminhado, mas seguramos a decisão sobre Houston porque a Europa apresentou atrativos bastante interessantes.

Além dessa nova filial, a companhia tem mirado em outros mercados?

Fabio – Vamos também expandir nossa atuação na Ásia, com  abertura de uma subsidiária na China, que será inaugurada no ano que vem.

Quais são alguns dos principais projetos atualmente no Brasil?

Fabio – Dentre eles, nós temos um com a Petrobrás para construção e montagem de uma estação de tratamento de água produzida em campos offshore, em Sergipe. A conclusão desse projeto será no final do ano. Ainda em Sergipe, temos serviços de manutenção em plataformas offshore, com conclusão para o início do ano que vem.  Temos também serviços de manutenção na termelétrica Mario Lago e inspeção de revestimento em pinturas para a Petrobrás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of