FOSTER, DIRETORIA E CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO VÃO DEIXAR A PETROBRÁS
A Era Graciosa acabará em menos de um mês, quando Graça Foster deixar a presidência da Petrobrás. Ela e toda sua diretoria vão sair do comando da empresa assim que os outros detalhes do balanço do trimestre vierem a público, conforme o Petronotícias antecipou há pelo menos um mês. Pela reação do valor dos papéis da companhia na Bolsa de Valores, aumentando cerca de 15 % num só dia, a decisão do governo era esperada e foi comemorada por todo o mercado.
Ela poderá trazer alívio, dependendo de quem irá substituir os que serão demitidos. Foster deixará um rastro de destruição, com a quebra de inúmeras companhias, a redução do valor da estatal e a demissão de milhares de trabalhadores. Com certeza isso não traz orgulho para ninguém. Com ela, sairá, também, para o bem de muita gente, o diretor de engenharia, José Figueiredo, que conseguiu deixar um legado ainda pior do que o dela. E esses resultados não se devem apenas ao grave problema de corrupção que a empresa viveu nos últimos anos. Mas a uma administração autoritária em que apenas a estrela de um diretor brilhava: José Formigli.
A presidente Dilma Rousseff era a única a enxergar que a administração Graça Foster seria uma administração de limpeza e que isso traria frutos ao seu governo. A honestidade de Foster nunca foi colocada à prova. Nem pela mídia, nem por qualquer pessoa. Ela se manteve íntegra neste aspecto. Mas a sua capacidade de administração teve um limite e algumas de suas decisões levaram dor e amargura a muitas famílias.
Pelo menos ela não terá que engolir de volta à presidência da Transpetro o ex-senador Sergio Machado, amigo de Renan Calheiros, presidente do Senado, que sempre patrocinou a permanência de Machado. De tal forma que ele já solicitou três vezes e teve a concessão de ser o presidente da companhia, mesmo sem remuneração e nem exercer a função. Foster só engoliu Machado pela força política que sempre teve.
Com Graça e toda sua diretoria, sairá também todo Conselho de Administração. A companhia terá que se reinventar para voltar a exercer na economia brasileira o papel que sempre teve. Como previu Graça Foster quando iniciou o sem número de escândalos de corrupção na companhia, realmente não ficou pedra sobre pedra. Neste momento, a atual diretoria está toda soterrada.
Quando vocês dizem, que ela teve uma presidência limpa e transparente, isso me irrita, ou vocês esqueceram das licitações fraudulentas do marido dela? e que ela sabia das fraudes mesmo antes de vir a tona. O mercado ira reagir da mesma forma que os brasileiros, aliviados.
São 3:57hs da manhã e não consigo dormir, mas
com esta notícia, vou ter um belo sono.
Que noticia otima. Tchau Figueredo! Tchau Graca! E q venham os proximos bandidos
Jorge Paulo Lemann para presidente da Petrobras.
Tanta arrogância… como se ela e toda a diretoria, desconhecessem os fatos que aí estão em voga.
CONFLITO DE INTERESSES No dia 4 de Novembro de 2010, saiu na coluna Radar on-line do Lauro Jardim a postagem CONFLITO DE INTERESSES? http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/conflito-de-interesses-2/ abordando o fato da empresa A C Foster Serviços e Equipamentos prestar serviços na área de petróleo e gás para empresas estrangeiras e brasileiras – entre elas, a Petrobras, sendo que o dono dessa empresa era o Colling Foster, marido de Graça Foster. Naquela oportunidade, a Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras, na condição de uma das pessoas mais próximas de Dilma Rousseff era cotada para alguns cargos relevantes no governo… Read more »
REFINARIA DE PASADENA – MALFEITOS DE DILMA e GRAÇA FOSTER Relembro daquele negócio que a Petrobras América – PAI efetuou em 2006 na aquisição da Refinaria de Pasadena quando a Diretoria da Área internacional era exercida por Nestor Ceveró, sucedida pelo Dr. Zelada, o mesmo que após defenestrado por Graça Foster, encontra-se atualmente à frente da empresa de consultoria Z3. Zelada deixou a estatal após 32 anos de carreira e em pouco menos de um ano, após deixar a Diretoria Internacional da Petrobras, ficamos sabendo de seus planos para a área de energia no Brasil. O mais NOVO empreendedor de… Read more »