faixa - nao remover

FOSTER, DIRETORIA E CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO VÃO DEIXAR A PETROBRÁS

fotA Era Graciosa acabará em menos de um mês, quando Graça Foster deixar a presidência da Petrobrás.  Ela e toda sua diretoria vão sair do comando da empresa assim que os outros detalhes do balanço do trimestre vierem a público, conforme o Petronotícias antecipou há pelo menos um mês. Pela reação do valor dos papéis da companhia na Bolsa de Valores, aumentando cerca de 15 % num só dia, a decisão do governo era esperada e foi comemorada por todo o mercado.

Ela poderá trazer alívio, dependendo de quem irá substituir os que serão demitidos. Foster deixará um  rastro de destruição, com a quebra de inúmeras companhias, a redução do valor da estatal e a demissão de milhares de trabalhadores. Com certeza isso não traz orgulho para ninguém. Com ela, sairá, também, para o bem de muita gente, o diretor de engenharia, José Figueiredo, que conseguiu deixar um legado ainda pior do que o dela. E esses resultados não se devem apenas ao grave problema de corrupção que a empresa viveu nos últimos anos. Mas a uma administração autoritária em que apenas a estrela de um diretor brilhava: José Formigli.

A presidente Dilma Rousseff era a única a enxergar que a administração Graça Foster seria uma administração de limpeza e que isso traria frutos ao seu governo. A honestidade de Foster nunca foi colocada à prova. Nem pela mídia, nem por qualquer pessoa. Ela se manteve íntegra neste aspecto. Mas a sua capacidade de administração teve um limite e algumas de suas decisões levaram dor e amargura a muitas famílias.

Pelo menos ela não terá que engolir de volta à presidência da Transpetro o ex-senador Sergio Machado, amigo de Renan Calheiros, presidente do Senado, que sempre patrocinou a permanência de Machado. De tal forma que ele já solicitou três vezes e teve a concessão de ser o presidente da companhia, mesmo sem remuneração e nem exercer a função. Foster só engoliu Machado pela força política que sempre teve.

Com Graça e toda sua diretoria, sairá também todo Conselho de Administração. A companhia terá que se reinventar para voltar a exercer na economia brasileira o papel que sempre teve. Como previu Graça Foster quando iniciou o sem número de escândalos de corrupção na companhia,  realmente não ficou pedra sobre pedra. Neste momento, a atual diretoria está toda soterrada.

6
Deixe seu comentário

avatar
6 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
ASSIS PEREIRAJorge HolandaLelio Ramos Jr.LEandroueliton dantas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ueliton dantas
Visitante
ueliton dantas

Quando vocês dizem, que ela teve uma presidência limpa e transparente, isso me irrita, ou vocês esqueceram das licitações fraudulentas do marido dela? e que ela sabia das fraudes mesmo antes de vir a tona. O mercado ira reagir da mesma forma que os brasileiros, aliviados.
São 3:57hs da manhã e não consigo dormir, mas
com esta notícia, vou ter um belo sono.

LEandro
Visitante
LEandro

Que noticia otima. Tchau Figueredo! Tchau Graca! E q venham os proximos bandidos

Lelio Ramos Jr.
Visitante
Lelio Ramos Jr.

Jorge Paulo Lemann para presidente da Petrobras.

Jorge Holanda
Visitante
Jorge Holanda

Tanta arrogância… como se ela e toda a diretoria, desconhecessem os fatos que aí estão em voga.

ASSIS PEREIRA
Visitante
ASSIS PEREIRA

CONFLITO DE INTERESSES No dia 4 de Novembro de 2010, saiu na coluna Radar on-line do Lauro Jardim a postagem CONFLITO DE INTERESSES? http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/conflito-de-interesses-2/ abordando o fato da empresa A C Foster Serviços e Equipamentos prestar serviços na área de petróleo e gás para empresas estrangeiras e brasileiras – entre elas, a Petrobras, sendo que o dono dessa empresa era o Colling Foster, marido de Graça Foster. Naquela oportunidade, a Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras, na condição de uma das pessoas mais próximas de Dilma Rousseff era cotada para alguns cargos relevantes no governo… Read more »

ASSIS PEREIRA
Visitante
ASSIS PEREIRA

REFINARIA DE PASADENA – MALFEITOS DE DILMA e GRAÇA FOSTER Relembro daquele negócio que a Petrobras América – PAI efetuou em 2006 na aquisição da Refinaria de Pasadena quando a Diretoria da Área internacional era exercida por Nestor Ceveró, sucedida pelo Dr. Zelada, o mesmo que após defenestrado por Graça Foster, encontra-se atualmente à frente da empresa de consultoria Z3. Zelada deixou a estatal após 32 anos de carreira e em pouco menos de um ano, após deixar a Diretoria Internacional da Petrobras, ficamos sabendo de seus planos para a área de energia no Brasil. O mais NOVO empreendedor de… Read more »