FOSTER É ELEITA PRESIDENTE DA PETROBRÁS E TORNA-SE A DAMA DE FERRO DO PETRÓLEO BRASILEIRO
Maria das Graças Foster, já é oficialmente a nova presidente da Petrobrás. A escolha do seu nome foi aclamado em reunião do conselho de administração da empresa, que se reuniu em São Paulo, justamente para referendar a indicação da presidente Dilma Roussef. A reunião terminou agora há pouco, mas o seu anúncio oficial será feito depois das 19 horas em comunicado oficial. É a primeira vez que uma mulher assume o mais alto cargo da Petrobrás, que vai mudar significativamente a forma da empresa ser. Isso é o que mercado espera.
Os primeiro sinais desta mudança, já foram emitidos através das pressões que as empresas fornecedoras estão sofrendo para acelerar as obras que aumentarão a produção dos poços do pré-sal. As mensagens estão sendo levadas às empresas com ameaças de multas pesadas em caso de atrasos, mesmo que sejam pequenos ou que haja justificativa consistente para isso.
Graça Foster vai liderar a maior empresa do Brasil, mas vai precisar de muita resistência para suportar as pressões que já está recebendo. Pressões políticas e, principalmente, internas. O “fogo amigo”. Como não é querida em seu ambiente de trabalho, apesar de seus mais de 30 anos de companhia, tem sofrido com piadinhas internas e até mesmo por denúncias, como a publicada de hoje no jornal A Folha de São Paulo. O jornal paulista publicou uma reportagem sobre a decisão de Graça Foster mandar enterrar sob a Serra do Mar, uma tuneladora, ( equipamento que furou um túnel de 5,1 quilômetros ) no valor de 60 milhões de reais. Curiosamente uma denúncia publicada no dia de sua eleição. Segundo explicações da Petrobrás, divulgadas hoje pelo Twitter, a decisão de Foster deveu-se ao custo que seria para retirar o equipamento de dentro do túnel. Segunda a empresa, demoraria mais de 100 dias e seria equivalente a quase 700 milhões de reais em perda. O túnel do Gastau evitou a derrubada de milhares de árvores de Serra do Mar e um impacto ambiental sem precedentes. A Petrobrás também usou uma tecnologia da empresa brasileira Liderroll, inédita no mundo inteiro, que venceu o mais importante o Prêmio internacional ASME na área de dutos em 2011.
A outra denúncia, foi na semana de sua indicação para a presidência, quando a revista Época publicou uma promoção controversa de Graça Foster. Uma denúncia que veio com a lembrança do envolvimento da empresa do marido dela em compras sem licitação feitas pela Petrobrás. A confirmação de seu nome como presidente da Petrobrás será publicada amanhã no Diário Oficial da União e a sua Posse confirmada para segunda-feira, dia 13, com a presença da Presidente Dilma Roussef.
Na reunião, o Conselho de Administração decidiu submeter à deliberação dos acionistas, em Assembleia Geral Extraordinária, uma proposta de alteração na composição da Diretoria Executiva da Petrobras, com a criação da uma nova Diretoria, para a qual será indicado um diretor Corporativo e de Serviços. A proposta considera que o novo diretor ficará responsável pelas áreas de Organização, Gestão e Governança; Recursos Humanos; Segurança Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde e Serviços Compartilhados. Essa proposta é resultado de análises referentes aos desafios de gestão a serem enfrentados pela Companhia, com significativo incremento no número de empregados e necessidade de maior supervisão em função do grande volume de investimentos O nome de José Eduardo Dutra, em ex-presidente da Companhia, é o mais cotado para assumir esta nova diretoriasse, na segunda-feira, dia 13, na sede da empresa, no Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário