FPSO ALMIRANTE BARROSO PARTIU RUMO AO BRASIL PARA PRODUZIR ÓLEO E GÁS NO CAMPO DE BÚZIOS

MV32-SailAway-02A produção do campo de Búzios, no pré-sal da bacia de Santos, está um pouco mais perto de ganhar um novo impulso. A Petrobrás anunciou hoje (19) que o FPSO Almirante Barroso, quinta unidade do campo, partiu do estaleiro Cosco, na China. A viagem começou no último domingo (17). Antes de navegar até à costa brasileira, o navio fará  testes de navegação por cinco dias em águas chinesas para, em seguida, realizar paradas em Singapura e Ilhas Maurício, onde irá abastecer e trocar a tripulação. O FPSO deve chegar ao Brasil em outubro e realizará a etapa final de comissionamento e testes de aceitação no estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ).

A japonesa Modec foi a responsável pelo projeto, construção e ficará também com a responsabilidade de operar a plataforma. “O FPSO Almirante Barroso MV32 é um dos projetos mais importantes para a Petrobrás, Modec e muitos de nossos parceiros e partes interessadas”, disse o presidente e CEO da Modec em Singapura, Soichi Ide (foto à direita). “Será o primeiro FPSO do campo de Búzios a ser entregue e operado por uma contratada. Como 1529972410632um dos navios de maior produção em nossa frota, o MV32 representa um marco significativo de nossa presença comercial no Brasil”, acrescentou.

Já o o presidente e CEO da Modec no Brasil, Eonio Rocha, falou da satisfação da empresa em ter ampliado sua presença no país. “O Brasil é o principal destino global das plataformas de petróleo e a Modec tem muito orgulho de continuar apoiando a expansão desse mercado, colocando em prática nossa experiência no pré-sal brasileiro”, declarou.

O FPSO Almirante Barroso tem início de produção previsto para 2023, com capacidade de produzir diariamente até 150 mil barris de óleo e processar 6 milhões de m³ de gás. A plataforma tem ainda a capacidade de injeção de água de 220 mil barris de água por dia no campo de Búzios. O navio estará ligado a dez poços. O campo de Búzios produz diariamente cerca de 575 mil barris de óleo. Com o novo FPSO, a área será responsável por 33% da produção de óleo da Petrobrás em 2026.

MV32-SailAway-02

Conteudo27067

DCIM100MEDIADJI_0073.JPG

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ademar Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ademar
Visitante
Ademar

Infelizmente para nós brasileiros, a Petrobras adotou a política de só fazer novas plataformas com empresas estrangeiras, deixando a mão de obra ricamente qualificada neste setor desempregada.