FPSO ALMIRANTE TAMANDARÉ SAIU DA CHINA E INICIOU VIAGEM RUMO AO BRASIL
Depois de ter passado na semana passada pela cerimônia de batismo, o FPSO Almirante Tamandaré começou a sua viagem rumo ao Brasil. A unidade saiu hoje (31) do estaleiro CMHI, na China, com destino ao campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A nova plataforma será a primeira com alta capacidade a ser instalada no campo, com potencial para produzir até 225 mil barris de óleo por dia (bpd) e de processar 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia. O navio entrará em operação em 2025.
“O FPSO Almirante Tamandaré será um recurso fundamental para a evolução da produção do campo de Búzios, já com números muito positivos. Destaco também as tecnologias dessa plataforma, voltadas à descarbonização da produção, um dos principais objetivos da Petrobras, em todas as suas operações”, declarou a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobrás, Renata Baruzzi.
O FPSO Almirante Tamandaré possui tecnologias para a descarbonização como, por exemplo, o flare fechado, que em conjunto com outros equipamentos, reduz a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Há também tecnologia para aproveitamento de calor que descarta a necessidade de energia adicional para a unidade, além de equipamentos para a remoção de CO2 do gás e sua posterior injeção no reservatório.
O projeto prevê a interligação de 15 poços ao FPSO: serão seis produtores de óleo, seis injetores de água e gás, um injetor de gás e mais dois poços conversíveis. Eles serão ligados ao navio-plataforma através de uma infraestrutura submarina composta por dutos rígidos de produção e injeção e dutos flexíveis de serviços.
Deixe seu comentário