faixa - nao remover

FPSO ANNA NERY PARTIU RUMO AO CAMPO DE MARLIM, NA BACIA DE CAMPOS

anna-neryUm novo gigante nos mares brasileiros. O FPSO Anna Nery deixou o estaleiro BrasFELS, na cidade de Angra dos Reis (RJ), e partiu rumo ao seu destino final, o campo de Marlim, na Bacia de Campos. A embarcação tem capacidade de produzir até 70 mil barris de petróleo por dia e processar até 4 milhões de m³ de gás por dia. A planta deve entrar em operação no primeiro trimestre do próximo ano. O navio foi batizado em homenagem a uma grande personagem da história brasileira – Anna Nery, pioneira da enfermagem no Brasil, foi responsável por prestar serviços voluntários na Guerra do Paraguai (1864-1870) em hospitais militares.

O FPSO Anna Nery faz parte do Plano de Renovação da Bacia de Campos, cujo objetivo é renovar ativos maduros operados pela companhia na região. A Petrobrás está investindo US$ 16 bilhões nesse programa, que integra seu Plano Estratégico para o período de 2022 a 2026. “Polo internacional de tecnologia offshore e berço da produção em águas profundas no Brasil, a Bacia de Campos foi pioneira em inovação e continuará sendo tanto para os projetos de descomissionamento quanto para a revitalização de concessões maduras”, disse a estatal, em comunicado.

O navio será ancorado em lâmina d’água de 927 metros e interligada a 32 poços, com pico de produção previsto para 2025. O Projeto de Revitalização de Marlim prevê substituir as nove plataformas que operam hoje nos campos de Marlim e Voador (P-18, P-19, P-20, P-26, P-32, P-33, P-35, P-37 e P-47) pelo novos FPSOs Anna Nery e Anita Garibaldi – sendo este último programado para iniciar produção também em 2023.

Conteudo27048

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of