FPSO CIDADE DE ITAGUAÍ RECEBE O ÚLTIMO MÓDULO DA EBE PARA INTEGRAÇÃO
A EBE – Empresa Brasileira de Engenharia – entregou o último módulo do FPSO Cidade de Itaguaí, que a MODEC está construindo para a Petrobrás. Todos os dez módulos que a empresa ficou responsável por construir para esta plataforma foram entregues e já estão no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, onde serão içados para que sejam integrados à plataforma. No último domingo ( 25) o último módulo saiu do cais da Nuclep, em Itaguaí, Rio de Janeiro.
A empresa recebeu uma carta de congratulações da contratante MODEC por ter antecipado em três meses todas as entregas e está sendo considerada pela Petrobrás a mais eficiente na montagem de módulos. Por isso também mereceu recomendações da estatal. Não só pelo recorde no prazo de entrega, mas também porque os módulos foram entregues sem pendências ou reparos. Os técnicos chamam de “carry over” que acabam atrapalhando muito as operações dentro dos navios no momento da integração dos módulos a plataforma.
Além dos dez módulos feitos pela EBE, o Cidade de Itaguaí vai receber mais dois módulos que foram construídos pela Schain. O empreendimento acabou sendo um bom exemplo de que o usando o conteúdo nacional as obras podem ser feitas dentro do prazo e, no caso, até antecipar. O primeiro óleo do Cidade de Itaguaí será retirado com uma antecedência de três meses.
Cerca de 1.600 pessoas foram envolvidas direta e indiretamente no projeto da montagem desses módulos, aproveitando a experiência dos profissionais que trabalharam nos projetos anteriores, como na montagem dos módulos da P-58 e P-62. A conquista da EBE, segundo seu presidente, Paulo Massa, deixa a empresa pronta para os novos desafios:
“Agora estamos esperando novas encomendas. O ideal é que toda esta mão de obra que foi treinada, e é bastante experiente, pudesse ser aproveitada em novos projetos para que otimizassem as novas montagens. Vamos aguardar mais alguns dias para saber o que iremos fazer para aproveitar a nossa equipe de profissionais que é de excelência. ”
Deixe seu comentário