FPSO GUARÁ NORTE SERÁ FEITO NO ESTALEIRO MAUÁ
A construção do FPSO Guará Norte, que ficou a cargo do consórcio Queiroz Galvão/SBM na licitação da Petrobrás, será feita no estaleiro Mauá, em Niterói (RJ). A previsão para a entrada em operação do navio-plataforma é 2014 e será instalado na Bacia de Santos.
Do início ao fim do processo de construção e montagem, o FPSO passará por alguns estaleiros, sendo que a conversão do casco provavelmente será em Singapura ou na Coréia, já que a SBM costuma fazer esta etapa em algum dos dois países asiáticos. A montagem, a integração e os testes ficaram com o estaleiro Mauá, por atender às normas de conteúdo local exigidas pela Petrobrás, mas outros estaleiros brasileiros também devem ser utilizados até a conclusão do projeto.
O contrato assinado para o FPSO prevê que ele tenha capacidade de produzir 120 mil barris de petróleo e 8 milhões de m³ de gás por dia. Inicialmente as empresas fecharam o acordo sobre o valor de US$ 725 mil por dia para o afretamento, mas após as negociações esse total foi reduzido a US$ 599 mil por dia.
Deixe seu comentário